terça-feira, 18 de março de 2014

" Pão e Circo "

 

Total hipocrisia!
Continuamos
como no
Brasil Colônia,
fazendo tudo
para inglês ver!
                                                               ALEX CUSTÓDIO*


Quem não lembra do apótema romano “ao povo, pão e circo!”?
Naquela época, o governante de plantão em Roma divertia o povo no Coliseu e outras arenas menores pelo interior, nos intervalos das lutas entre gladiadores, animais e sacrifício de cristãos, atirando pão para os assistentes!
                        Era um êxtase de festas e comida!
 

Quem não assistiu ao filme Gladiador, com Russell Crowe, que mostra Commodus matar o próprio pai, então imperador de Roma, Marcus Aurelius, para ascender ao poder e restabelecer “os grandes jogos” no Coliseu, que 25 anos antes foram banidos por seu pai, retomando as lutas e encenações com gladiadores, para que o povo esquecesse da falta de assistência do governo?
Nessa época, fervilhavam os conchavos para assassinatos e manutenção de poder.

As questões políticas, segurança dos limites territoriais e locais, saneamento, saúde, fome, organização do Estado, eram deixadas de lado, em benefício dos jogos.

E para que o povo, cada vez mais combalido pela fome e por doenças, pobre e esfarrapado, não reclamasse, diversão e pão!
E o que vemos hoje?

         É diferente de 2 mil anos atrás na Roma de Commodus?
 

Copa do Mundo, Olimpíadas, agora de verão e de inverno, Copa Libertadores, Liga dos Campeões, Super Bowl, superliga de Vôlei, de Basquete, sem falar no insosso, sem-sentido e vulgar BBB? Não seriam nossos Coliseus atuais?


E nossos políticos? E as políticas públicas de saúde, segurança, alimentação, educação, transporte?
Políticos desfilam em frente a câmeras de televisão, páginas de jornais e revistas somente quando lhes é conveniente e resulta em mídia e propaganda!
E o Presídio Central? E o Dia de Combate à Violência Doméstica e contra Mulher, e Pedofilia?
Será que entrevistas em frente ao presídio e entrega de panfletos adiantam alguma coisa?
Muitos posam como benfeitores, realizadores e defensores dos direitos humanos, arautos da saúde, da segurança, da educação pública, gratuita e de boa qualidade, do transporte público com qualidade, bem como brincam com os sonhos de crianças!
Total hipocrisia! Continuamos como no Brasil Colônia, fazendo tudo para inglês ver!
Só que, neste caso, os ingleses somos nós mesmos, os eleitores, que continuamos vivendo a mesma senda da Roma Antiga, ou seja, passando a pão e circo!


*Juiz de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário