sexta-feira, 28 de março de 2014

" As Aldeias "

Padma Samten
é lama budista
Fundou e dirige o Centro
de Estudos Budistas Bodisatva ,em Viamão Rio Grande do Sul.
" ... elas surgem,as aldeias,quando prestamos atenção ao redor e estabelecemos relações positivas com outros seres "!
no inverno, o frio não é tão intenso.
No verão ,há sempre uma brisa fresca.
A água do rio,cristalina,murmura entre as pedras e nas pequenas cachoeiras,fundindo seus sons com as vozes das crianças.
A terra ondula aqui e a li,ornada com montanhas misteriosas.
Cavernas,pedras e matas.
As flores surgem de todos os tipos,a vegetação evidencia o relevo,o tipo de solo e a presença da água ,o ar está pleno de um perfume medicinal.
O silêncio é quebrado pelos pássaros.Borboletas coloridas se agitam em bandos.As serpentes deslizam serenas.Veados cautelosos surgem contemplando ao longe.Bandos de emas com seus filhotes.Há ainda os lobos-guará, os seres galácticos,o infinito na presença misteriosa do céus noturno,e a lembrança dos que não vivem mais entre nós - onde estarão ???
Ainda que as aldeias possam surgir em um ambiente como este,a característica central de uma aldeia é que os seres veem uns aos outros e entrelaçam positivamente suas vidas.Entrelaçam também com os rios,árvores,plantas,e animais que possibilitam s ua vida,com a terra e o céu que seus antepassados também fitaram.
O foco em metas estreitas faz desaparecer a aldeia.Bolhas de realidade surgem e impedem o contato entre as pessoas.Um condomínio não é uma aldeia.
Seres apressados,focados em mundos específicos,mal se cumprimentam nos elevadores pela manhã.Seguem para o tráfego onde a presença dos outros é sentida ocmo um obstáculo a ser vivido a cada dia.Mesmo as crianças vivem assim.
Um bairro periferia não é uma aldeia.As soluções para as pessoas parecem vir do emprego ao longe,para onde se deslocam penosamente a cada dia,mudas,apertadas,sem olhar para os outros.
Tentando nem olhar para os outros,nem tocá-los,vulneráveis.Não há tempo nem razão para ver mais amplo.
Quando o centro sutil das atividades,a inteligência que tudo move,não é de uma a ldeia,mesmo pais,mães e filhos têm seus olhares presos a seus mundos individuais ,particulares.Fixados em suas bolhas estreitas ,miram crispados e frágeis seus celulares e tablets,sem espaço para incluir os outros em suas vidas.
As aldeias ,criadas pelo olhar atento ao que acontece ao redor,e que buscam estabelecer redes de ações positivas com as outras pessoas e com os seres da natureza,,produzem felicidade e estabilidade onde quer que se manifestem.Mais ainda se for em lugares com regatos murmurantes e cristalinos,cachoeiras ,pássaros coloridos,bandos de borboletas,ar perfumado e crianças que brincam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário