quarta-feira, 19 de março de 2014

" Mortes Hospitalares "

                                                        PAULO SANT’ANA 


Recebo do presidente do Sindisaúde-RS a notícia de uma grande denúncia:

“’Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos por todo o tempo...’ (Abraham Lincoln)

Em tua coluna publicada em 11/05/2013, escreveste que alguém estava te enganando e lançaste um desafio com relação a dados publicados em tua coluna do dia 7 do mesmo mês, bem como, nas palavras tuas, ‘eu intimo para que os dois se reúnam e tragam para mim dados comuns verdadeiros’.

Os dados a que se referia a matéria diziam respeito aos níveis de infecção hospitalar nunca antes experimentados no Hospital Nossa Senhora da Conceição e por outra parte o responsável pelo controle de infecção do nosocômio, que fez defesa em relação à normalidade dos índices.

Quando recorremos à tua coluna, tínhamos a intenção primeira de chamar a atenção da sociedade para os riscos inerentes aos altos índices de infecção hospitalar experimentados naquele momento na instituição, inclusive riscos de óbitos decorrentes de tal situação.

Sabíamos muito bem a que estávamos nos referindo e a matéria publicada em tua coluna, sem sombra de dúvida, foi elucidativa para a sociedade. Associamos estes altos índices de infecção hospitalar à política da diretoria do complexo GHC de terceirizar o serviço de higienização, omitindo ou desconhecendo o conceito de que higienizar um ambiente hospitalar requer técnicas apuradas, portanto não é o mesmo que limpar chão de fábrica.

O tema, antes da publicação, já era alvo de representação junto à Controladoria-Geral da União, em que demandamos em 24/07/2012, através de um dossiê com 40 páginas, repleto de provas e relatos de situações gravíssimas quanto ao cumprimento do contrato por parte das contratadas (terceirizadas).

Agora, em 10/03/2014, passados mais de 20 meses da representação, recebemos o relatório da CGU/RS, com 66 páginas, sob o número 00190.001216/2013-25 e que conclui: ‘Sobre as demandas inicialmente apresentadas à CGU, concluímos que são procedentes as situações listadas, cujo dano ao erário foi preliminarmente avaliado em R$ 8.385.462,11, de um montante de R$ 28.960.631,93’.

Logo, pagaram muito por um serviço precário, com fiscalização deficiente e agora, com toda a certeza, responsável pelos altos níveis de infecção hospitalar verificados naquele período e, pior, difícil, mas não impossível de mensurar, as dezenas de óbitos decorrentes da situação apontada.

Como tu mesmo referiste na coluna, ‘alguém eu pego com a mão na botija...’. O caso agora vai para o Ministério Público Federal. Não temos qualquer dúvida de que a situação virou caso de polícia. Alguém usufruiu de forma indevida desses recursos.
(ass.) Arlindo Nelson Ritter, presidente do Sindisaúde-RS”.

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