quinta-feira, 27 de março de 2014

" Uma ponte para chamar de sua "

Dilma usa ponte do Guaíba para driblar agenda negativa






Às voltas com os problemas na Petrobras e com a CPI que investigará a ruinosa compra da refinaria de Pasadena, a presidente Dilma Rousseff vai ocupar uma cadeia de rádio no Rio Grande do Sul, às 8h de hoje, para falar de uma agenda positiva: a nova ponte do Guaíba. Promessa feita no Painel RBS em 13 de maio de 2010, quando Dilma ainda era pré-candidata à Presidência, a obra só começará a ser construída em junho, às vésperas do início da campanha em que ela concorre à reeleição. O consórcio, formado pelas empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia, tem prazo de três anos para entregar a ponte e suas alças de acesso.
A licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) foi feita com base em um anteprojeto elaborado pela empresa Engevix. Segundo o superintendente regional do Dnit, Pedro Luzardo, o consórcio vencedor tem condições de começar a obra mesmo sem ter todo o projeto executivo pronto. Em obras desse porte, a ordem de início pode ser dada por partes. A empresa terá de aprovar junto ao Dnit o chamado “plano de ataque”, um cronograma mostrando por onde planeja iniciar o trabalho. Nada impede que se façam simultaneamente as fundações dentro d’água e as alças de acesso. No caso da ponte do Guaíba, a construção dos acessos depende da realocação de cerca de 850 famílias que serão desalojadas nos dois lados do rio. Orçada em R$ 649,6 milhões, a ponte terá 7,3 quilômetros de extensão e 28 metros de largura.
Mesmo que na campanha eleitoral só possa mostrar imagens da maquete, Dilma sabe que, politicamente, é fundamental assinar a ordem de início antes de julho, para não ver a ponte na lista das promessas não cumpridas.
A obra integra um conjunto de melhorias rodoviárias essenciais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nesse pacote estão incluídas a BR-448, inaugurada em dezembro do ano passado e que desafogou a BR-116 na chegada a Porto Alegre, a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas, que está em andamento, e a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, já licitada e que deve ser iniciada ainda neste semestre
Jornalista Rosane de Oliveira ZH página 10

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