segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Professor Leite, de Luiz Antonio de Assis Brasil

 
 

Eis aí um homem de 80 anos que vive com igual intensidade o prazer estético, a pura elaboração mental, o conhecimento – que ele prodigaliza às artes, à ciência, à psicologia – e, por fim, aos faits-divers da cidade. Luiz Osvaldo Leite, por uma espécie de incompreensível mágica, é sempre o primeiro a saber de uma nova peça de teatro, de um filme que não fez sucesso, de uma ameaça de falência ou dos pormenores biográficos de pessoas ilustres. Diz-se, em Porto Alegre: perguntem ao Leite, ele sabe.

O mais curioso é que essa faceta não o transforma num indiscreto. Ele é, antes de mais nada, um homem solidário e elegante.

Escreve uma trajetória pessoal pontuada por consistente formação, ao estilo das escolas jesuíticas do século 20. Atraíram-no, desde a juventude, a língua latina e a filosofia, a que depois somou a teologia. O velho Colégio Anchieta, nos cimos da Duque de Caxias, foi o palco inicial de seu magistério. Seus alunos do secundário têm, dele, a imagem de um mestre sereníssimo e aglutinador, qualidades que ele desenvolveu, depois, na consagradora vida acadêmica.

Seu pensamento costuma operar pela generalidade, pelas grandes abstrações; mas também se desembaraça com perspicácia nas coisas miúdas. Delas, é capaz de intuir conexões universais e construir uma ideia, quase sempre brilhante.


Com a mesma acuidade ele observa a árvore e a floresta, e ainda o céu sobre ela e a terra que lhe fica debaixo. Tudo ele transforma em matéria de interesse. Bem sabem disso seus privilegiados interlocutores: Leite escuta os outros como se fossem únicos e detentores de respeitáveis argumentos.

Pessoa de convicções sólidas, ele, entretanto, consegue o impossível: transcender as cercaduras ideológicas. Para isso o auxilia seu pensamento humanístico, capaz de sintetizar os opostos e encontrar algo de bom e aceitável no pensamento alheio. Essa peculiaridade foi fundamental para que conseguisse desempenhar, sem qualquer espécie de incoerência, diversos encargos públicos.

                             As homenagens que tem recebido, merece-as, todas.

Um homem útil à sua geração. Ajuda a melhorá-la, ajuda a prepará-la para a geração seguinte.

Enfim, Luiz Osvaldo Leite representa uma vida plena, daquelas que desejaríamos para nós – caso tivéssemos igual grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário