sábado, 15 de dezembro de 2012

A lenda da verdade, de Nilson Souza



Em tempo de guerra – diz o velho deitado –, mentira é como terra. Desde que o julgamento do mensalão entrou na programação das tevês brasileiras, instaurou-se uma verdadeira guerra de versões e perversões no país, caracterizada pelo fogo cruzado entre representantes e simpatizantes do governo e dos diversos partidos políticos. Todos, evidentemente, acusam seus opositores dos piores crimes e reivindicam para si próprios o monopólio da moralidade. Na fumaceira desse entrevero, esconde-se a verdade – sempre a primeira vítima das escaramuças motivadas por paixões e ideologias.

Depois de séculos de impunidade, o povo brasileiro estava tão sedento de vingança contra os saqueadores da pátria, que passou a confundir justiça com justiçamento. O que mais se ouve por aí é que todos os acusados devem ir para a cadeia – sejam eles culpados ou apenas suspeitos.

A presunção popular é de que quem está sendo julgado deve ter alguma culpa em cartório. Se for político, então, já carrega o pecado original da atividade que escolheu. Esse sentimento é compreensível, mas perigoso, pois contém o germe do autoritarismo. Além disso, num clima de caça às bruxas, fica ainda mais difícil de encontrar esta senhora desejada e misteriosa chamada Verdade.

Gosto muito de uma lenda que expressa bem essa dificuldade. Conta que Deus enviou a Verdade à terra dos homens na forma de um enorme espelho. Ao ingressar na nossa atmosfera, porém, o espelhão partiu-se em milhares de pedaços, que caíram sobre todos os continentes.

As pessoas entenderam que o espelho significava a verdade, mas nunca souberam que estava partido. Então, aquele que encontrava um dos fragmentos pensava que tinha nas mãos a verdade absoluta, quando na realidade possuía apenas uma pequena parte dela.

Assim é a nossa visão de mundo. Nossa verdade sempre parece mais autêntica do que a do vizinho – especialmente quando ele tem aparência diferente da nossa, outra visão de mundo, quando fala outra língua ou professa outra religião. Nosso pequeno pedaço de verdade sempre brilha mais, e raramente nos vemos refletidos no espelho alheio.

Transpondo para a realidade política brasileira, pressinto que estamos vivendo um desses momentos de total irracionalidade. No vale-tudo para alcançar o poder ou para se manter nele, quem é flagrado em delito argumenta que todos fazem a mesma coisa. Quem é punido pela Justiça exige que seus rivais também o sejam, quando não levanta suspeita sobre as reais motivações dos julgadores.

                                             Cada um olha apenas para o próprio espelho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário