sábado, 28 de março de 2015

" PIB Menor entre os emergentes "

ZH Explica

Como um PIB menor interfere na vida das pessoas

Quando a economia anda em ritmo lento, todos são afetados

Como um PIB menor interfere na vida das pessoas Arte/Zero Hora
Foto: Arte / Zero Hora
Produto Interno Bruto (PIB) é usado para medir a atividade econômica do país. Quando a economia anda em ritmo lento, todos são afetados porque um resultado ruim indica que a renda distribuída em salários para os trabalhadores e lucros para as empresas será menor.
Sem ganho salarial, as pessoas consomem menos, diminuindo a venda do comércio e inibindo a produção nas fábricas. Ao vender menos, as empresas diminuem os investimentos e as contratações, impactando no mercado de trabalho. Se a economia fica estagnada por muito tempo, pode até gerar desemprego. O Estado também perde quando a economia fica com o freio de mão puxado, já que a arrecadação de impostos sobre venda de mercadorias também cai.
É possível calcular o PIB de duas maneiras. Uma delas é pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido, ou seja, um carro e não o aço e ferro da produção. Evita-se, assim, a contagem dupla de certas produções.
Outra maneira de medir o índice é pela ótica da demanda, ou seja, de quem compra essas riquezas. Nesse caso, são considerados o consumo das famílias (60%), o consumo do governo (20%), os investimentos do governo e de empresas privadas (18%) e a soma das exportações e das importações (2%). Esses dois cálculos devem sempre chegar ao mesmo resultado já que são duas maneiras diferentes de ver a mesma coisa.

O que é o PIB?
O PIB é o somatório de todos os bens e serviços que são produzidos no ano no país, levando em conta a agricultura, a indústria e os serviços. É um retrato da economia.
Qual o impacto na qualidade de vida?
O crescimento do PIB mostra que há ofertas de bens e serviços, como saúde e educação. Um PIB alto mostra que a população tem poder de investimento, assim como o Estado.
Com o PIB alto, os trabalhadores podem ganhar aumento salarial?
Sim, porque o PIB alto tem relação com a renda distribuída em salários para os trabalhadores e lucros para as empresas. Se a renda cresce, o empresário tem mais lucro e o trabalhador tem condições de receber um aumento, devido à economia em expansão.
Com o crescimento, será mais fácil conseguir emprego?
Com certeza, pois a economia aquecida gera ofertas de emprego.
O PIB alto favorece financiamentos habitacionais ou de veículos?
Sim, porque o PIB em alta significa que há emprego e, consequentemente, crédito disponível nos bancos. Se o PIB estiver em baixa, a tendência é que o crédito fique mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário