quarta-feira, 25 de março de 2015

Artigo| MAIS RENDA, MAIS DIGNIDADE!

25 de março de 20150
NELSINHO METALÚRGICO[ deputado estadual do PT][Presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa]O Tribunal de Justiça do Estado considerou constitucional o reajuste de 16%, aprovado no final do ano passado, para o Piso Salarial Regional. O reajuste melhora a distribuição de renda das famílias gaúchas e incentiva o avanço da democracia participativa, pois estimula os trabalhadores a se articularem para a luta salarial das suas diferentes categorias profissionais. Este é um importante instrumento para alavancar a remuneração da população de mais baixa renda no Estado, servindo de referência, inclusive, para os trabalhadores que atuam na informalidade. A projeção é de que aplicação deste índice deverá injetar mais de um R$ 1 bilhão na economia gaúcha, fortalecendo uma política de crescimento do mercado interno.
A trajetória de crescimento de empregos formais no Rio Grande do Sul, desde que o piso foi estabelecido, é um indicativo de que não existe motivo para temer demissões. As principais economias estaduais já praticam pisos regionais e não deixaram de atrair investimentos. Não é através do custo de mão de obra que a economia gaúcha compete com outros Estados ou com a China, por exemplo, e sim através da qualificação de sua força de trabalho. O impacto sobre os custos das empresas será mais do que compensado pelo aumento na demanda gerada pela manutenção ou ampliação do poder de compra dos salários.
A valorização do Piso Regional é uma das heranças positivas deixada pelo governador Tarso, para que o Rio Grande do Sul possa continuar crescendo de forma sustentável. A partir de 2011, durante gestão petista, o Piso Regional recuperou a vantagem que tinha sobre o Salário Mínimo nacional refletindo diretamente na ampliação do crédito popular. Mais de 1 milhão de trabalhadores gaúchos serão beneficiados pelo atual reajuste. Dessa forma a elevação dos rendimentos mais baixos tem um papel importante na política social de combate à pobreza e às desigualdades. É assim que dizemos sim ao Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário