sábado, 21 de março de 2015

" FALTOU gUANXI AOS ALVOS DA LAVA-JATO "

Artigo Zero Hora


 0
HUMBERTO TREZZI
Jornalista, repórter Especial de ZH
humberto.trezzi@zerohora.com.br
 

Ao ver milhões de dólares e euros desfilarem impunemente pelos depoimentos dos delatores da Lava-Jato me dei conta de quão direta e pueril é a corrupção no Brasil. A única concessão à vergonha, entre os corruptos, era trocar a palavra “propina” por “consultoria”. E voavam fortunas _ literalmente, dentro de malas em aviões _ para azeitar contratos superfaturados, fazendo sangrar a Petrobras e a dona dela, a população brasileira.
Faltou aos vendilhões pegos pela Lava-Jato a sofisticação milenar dos chineses. “Chegar lá”, na China, requer um pouco mais de habilidade e paciência, como tudo num país com 5 mil anos de civilização.
 É o que aprendi lendo o excelente Made in China, da antropóloga gaúcha Rosana Pinheiro-Machado, que morou na China para desvendar como funciona a rede da pirataria que se forma naquele país e passa pelo Paraguai, até abastecer os camelódromos do Brasil.
Tentando resumir de forma tosca um dos pontos essenciais do livro: os chineses prezam muito o guanxi…uma espécie de empatia que resulta em confiança. Só a partir dele se estabelece qualquer negócio. Antes de um contrato, de qualquer menção a dinheiro (deselegante), negociantes estabelecem rodadas de jantares, festas, conversa fiada e muitos presentes (nunca em cédulas, mas delicadezas como um enfeite de porcelana). Tudo sinuoso, como é usual nas sociedades orientais. Ir direto ao ponto é feio.
Muito provável também que nada resulte desses contatos iniciais. O sujeito leva lembranças e agrada o anfitrião sem visar recompensa imediata, mas apenas consolidar amizade. Uma relação que pode render frutos num futuro distante _ ou nem isso. Um “amigo” que pode abrir caminhos na sua carreira, num momento inesperado. Tudo em câmera lenta, avesso à pressa ocidental. É divertido imaginar como um dos corruptos da Petrobras ficaria nervoso diante do negócio que não avança, não se consolida, das sutilezas…
O livro deixa claro que o guanxi permeia relações em qualquer nível social da China, lícitas ou ilícitas, dos mais humildes aos senhores do onipresente Partido Comunista. Corruptos também vão presos e até são fuzilados lá, claro. Mas é bem provável que isso ocorra mais por caírem em desgraça na política do que pelo guanxi capitalizado ao longo das décadas. Nuances 
de um país onde nossos toscos corruptos teriam algo a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário