sábado, 21 de março de 2015

" O Cansaço DE SER PETISTA "

Artigo Zero Hora 


JORGE BARCELLOS
Doutor em Educação

Foi o repórter Cadu Caldas que em ZH (16/3) assinalou que havia ex-eleitores do PT na passeata do último domingo. Por quê?

 O filósofo coreano Byung-Chul Han fala na “política do cansaço”, com isto referindo-se as novas dimensões do mito de Prometeu na atualidade e que hoje podem ser vistas no excesso de denúncias que leva o PT a ficar em guerra contra si mesmo. Aqui, a águia que devora o fígado petista é a crítica que vem recebendo de todos os lados pela condução do governo. 

Ela produz uma dor intensa em seus militantes, mas, como lembra Han, “a dor do fígado, que é em si indolor, é o cansaço”, figura perfeita para dizer o que sentem os ex-eleitores e ex-militantes petistas em relação a seu partido neste momento.
Os sintomas estão por todos os lados. Desde que Dilma reelegeu-se e viu-se o que se viu, nas redes sociais surgiram inúmeras ironias sobre o desaparecimento da militância petista. No entanto, a atitude é menos uma expressão de vergonha do que uma atitude puramente kafkiana.

 Lembrando, o escritor Kafka diz, em seu texto Prometeu, que “os deuses cansaram; se cansaram das águias; a ferida se curou pelo cansaço”. 

A lição de Kafka é que no cansaço as feridas se curam, não o contrário. 
Os ex-militantes que participaram domingo da passeata estão feridos pelos rumos do partido, estão cansados da crítica. Mas este cansaço é curativo, eis a questão.
O escritor Peter Handke denominava esse tipo de cansaço como o “cansaço que separa”.

Os ex-eleitores que participaram do ato foram vítimas do cansaço que faz cada um cair e cuja consequência é produzir a incapacidade de olhar, outra forma de violência que desestrutura a comunidade política petista. Por isso, Handke contrapõe o cansaço eloquente, capaz de olhar e reconciliar. “O cansaço fundamental inspira”, diz.

Após o último domingo, é justamente de inspiração que o PT precisa para sair da crise. Como diz Handke, este é um “cansaço desperto”, que acredita numa forma de salvação e de rejuvenescimento do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário