quinta-feira, 23 de abril de 2015

" O Cachorro Vírgula "






Quando Eva anunciou, entre dentes, “ou o cachorro, ou eu!”, Eric não teve dúvidas: ficaria com o cachorro.

Amava aquele cachorro. Em sua companhia, sentia-se da melhor maneira que um homem pode sentir-se: sentia-se de novo um menino. Vírgula, esse o nome do cachorro, por causa do formato do rabo, Vírgula era um pastor alemão grande, leal e carinhoso, exatamente o contrário de Eva, uma mulher miúda, às vezes áspera, sempre crítica.

Vírgula adorava seus amigos. Eva os odiava.

Vírgula era popular entre os vizinhos. O menino que morava na casa ao lado, Tiaguinho, brincava com ele e o levava para passear de manhã, quando Eric estava trabalhando. Eva nem cumprimentava os vizinhos, e Tiaguinho sentia medo dela.

Vírgula estava sempre pronto para o que Eric quisesse fazer, fosse ficar em casa, fosse dar uma volta na quadra, fosse ir para Paris, se um dia pudessem ir a Paris. Não interessava, Vírgula gostava de tudo. Eva não gostava de nada.

Verdade que ele não fazia sexo com Vírgula, mas o sexo com Eva também já não era mais essas coisas. Além disso, para Eric, a humanidade superestimava o sexo. A maior parte dos sacrifícios e desatinos das pessoas, neste mundo, acontece por causa do sexo, que, ao fim e ao cabo, não passa de um prazer fugaz. Um jantar simples e bem feito, digamos, uma massa à bolonhesa coberta de queijo parmesão, acompanhada de um tinto honesto, esse prato barato pode fornecer mais satisfação, durante mais tempo, do que uma sessão de sexo acrobático com a Megan Fox. A diferença é que o sexo com a Megan você conta para os amigos; a massa, não.

Sim, o sexo é valorizado em demasia. Eric podia ficar longo tempo sem sexo. Mas não conseguia ficar uma semana longe de Vírgula. Quando estava trabalhando, Eric às vezes pensava na volta para casa, no momento de chegar e ser recebido por Vírgula. O cachorro expressava alegria genuína ao reencontrá-lo. Pelo abanar frenético do rabo e por seus olhos molhados, Eric via que Vírgula sentira sua falta. Eva, não. Eva esperava-o sentada diante da TV e, antes que ele pudesse falar Cucamonga, ela já estava vomitando os problemas do seu dia agitado e fundamental para os rumos da humanidade.

Eva era jornalista. Durante a convivência com ela, Eric havia aprendido a desprezar jornalistas. Não os odiava: eles apenas o aborreciam. Estavam sempre julgando tudo e todos. Mas isso nem era o pior. O pior era quando manifestavam seu amor por pobres e oprimidos e escreviam textos supostamente poéticos sobre isso no Facebook. Eric sentia vontade de vomitar.

Eric não passava de um funcionário público, não tinha feito faculdade, não se podia dizer que ganhasse um bom salário, mas isso não significava que se sentisse oprimido, que achasse que os bem-nascidos eram melhores do que ele ou privilegiados em relação a ele, ou que ele era vítima. Não. Eric estava contente com o que tinha, sua pequena casa, seu emprego, seu carro usado e, sobretudo, seu cachorro.

Não sentia a mínima vontade de se manifestar contra ou a favor de nada, pouco se lixava para quem era o presidente, só votava porque era obrigado, não achava nem bom nem ruim que tivesse beijo gay na novela e ficava com sono quando ouvia os amigos jornalistas da sua mulher discursando em mesa de bar contra os preconceitos da sociedade hipócrita e conservadora. Um deles, um colunista, o irritava em especial, porque Eric tinha certeza de que era um gremista enrustido, e Eric era um colorado assumido.

Eric queria viver a sua vida sem ser incomodado. Por isso, considerou atraente a ideia de Eva ir embora e ficarem só ele e Vírgula em casa. A paz! Sim, isso poderia significar a paz. Olhou para Eva, pronto para responder:

– Vou ficar com o cachorro.


Achou que tudo se arranjaria a contento com aquela resposta. Mas estava enganado. As coisas ficaram bem ruins para ele. E piores para Vírgula. Saiba como ficaram... amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário