quarta-feira, 22 de abril de 2015

" Transparência, Finalmente "

Editorial Zero Hora

22 de abril de 2015
A Petrobras compromete-se a apresentar hoje, finalmente, os demonstrativos contábeis referentes a 2014, revisados por auditores independentes, cuja divulgação atrasou devido ao impasse sobre o impacto resultante do pagamento de propinas apurado pela Operação Lava-Jato. A divulgação dos dados não atende apenas à expectativa de acionistas, credores e investidores. Significa também um ponto de inflexão na reconstrução da empresa, como prevê o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Há, portanto, muito mais do que números elevados em jogo _ e é por isso que o assunto interessa a todos os brasileiros.
Sem resultados auditados, fica difícil para essa que é a maior empresa do país e, hoje, se constitui na mais endividada, continuar a atrair investidores. Ainda mais que o escândalo envolvendo alguns de seus mais influentes servidores coincidiu com uma queda brusca e acentuada da cotação internacional do petróleo.
Mesmo às voltas com a sua maior crise, a estatal conseguiu assegurar empréstimos significativos, que a tornaram mais endividada, mas a livraram de uma situação de insolvência. E ainda se dispôs a vender ativos, para reduzir a instabilidade.
Depois desse primeiro passo, a estatal precisa reforçar seus programas de governança, além de apostar num conselho de administração mais profissional e menos suscetível a indicações políticas. O recado vale para todo o governo federal, que está diante da oportunidade de revisar a composição dos órgãos consultivos de outras estatais, hoje mais preocupados em acomodar aliados políticos com remunerações excessivas para a contribuição dada à administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário