terça-feira, 21 de abril de 2015

" Passo Promissor "

                     Editorial Zero Hora


150421_princ_ter_web

Começa a ser desfeito o preconceito, mesmo que encoberto, que prosperava no atual governo contra a ampliação do alcance das parcerias do setor público com a área privada. Sinal importante nesse sentido foi emitido em Washington, no fim de semana, durante reunião do Fundo Monetário Internacional, quando o ministro da Fazenda anunciou para o próximo mês o lançamento de um programa de concessões de infraestrutura com potencial para atrair investidores privados e destravar a economia. É um passo promissor para a reversão do imobilismo que praticamente paralisou, nos últimos anos, as relações do governo com empreendedores dispostos a compartilhar iniciativas oficiais.
A disposição para a parceria é dirigida especialmente a investidores internacionais, num contexto em que grandes grupos brasileiros, tradicionais tocadores de obras, estão fragilizados sob investigação na Operação Lava-Jato. Aeroportos, rodovias, ferrovias, portos e outras áreas com potencial para investimentos estão sempre nas listas de promessas de concessões, uma das formas consagradas de estabelecer parcerias, mas as intenções não se tornam efetivas. O ministro Joaquim Levy observou que o Brasil tem tradição nessa área e aos poucos terá de volta a confiança de interessados em financiar obras e explorar serviços.
O país tem a seu favor a credibilidade conquistada pelo ministro, interna e externamente, e a aceitação de seu plano de recuperação das contas públicas. Apesar de as previsões de curto prazo não serem entusiasmantes, em relação a crescimento e outros indicadores, ficou evidente no encontro do FMI que há uma aposta de médio e longo prazo no Brasil, que inclui a possibilidade concreta de maior participação privada nos esforços de restauração da infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário