sexta-feira, 24 de abril de 2015

" Todos Caminhoneiros "

Artigo Zero Hora


OSMAR TERRA
Deputado federal (PMDB-RS)
 
Da noite para o dia, o Brasil foi surpreendido pelo movimento dos caminhoneiros. A mobilização abrangente, espontânea, começou pelas redes sociais e sacudiu o país. Resultado: a economia, em especial à vinculada ao agronegócio, sofreu um golpe devastador e prejuízos bilionários. Ao contrário do que se imaginava, a população apoiou a ação, pois viu uma questão de justiça.
Por que surgiu com tanta força? Dois fatores pesaram. De um lado, agravou-se a crise econômica no país, com a redução do valor dos fretes. Do outro, o governo aumentou abruptamente o preço do óleo diesel, responsável por 60% do custo do transporte rodoviário.
 Os caminhoneiros passaram a perder dinheiro a cada quilômetro rodado. Desde o final de 2014, as dívidas se acumulam e o prejuízo é maior ainda para o transportador autônomo de grãos, sem recursos, terceirizado. Ele recebe os menores valores de frete e ainda deixa uma parte com o atravessador. Foi no Brasil da soja e do milho, no interior dos Estados do Sul e do Centro-Oeste, que a mobilização ganhou mais força.
O governo recebeu uma pauta de reivindicações de líderes do movimento, mas ainda não entendeu a angústia dos que não conseguem mais manter suas famílias. Infindáveis reuniões são marcadas, sem nada de concreto. Para sobreviver minimamente, enquanto negociam o preço mínimo do frete, eles necessitam do atendimento urgente de questões como crédito para rolar as dívidas e redução do preço do diesel. Isso beneficia a produção e reduz a inflação.
No Congresso, o movimento repercutiu. Uma comissão externa foi criada para acompanhá-lo e uma emenda à MP que trata do escalonamento do Imposto de Renda foi apresentada. A emenda retira os impostos do PIS/Cofins do óleo diesel, reduz em 8% seu preço na bomba e permite compensar o ajuste em outro setor da economia. Agora, depois de dois meses de reuniões e promessas não concretizadas, o governo ignorou apelos e acaba de provocar novas paralisações a partir desta semana. Mais desgaste para milhões de brasileiros que serão atingidos e para a combalida economia nacional. É lamentável! Mas, até que esse sério problema se resolva, devemos ser todos caminhoneiros, pelo bem do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário