terça-feira, 28 de abril de 2015

" DEBATE INÚTIL "

Editorial ZERO HORA



Até parece que os vereadores de Porto Alegre não têm mais o que fazer quando se envolvem num debate ideológico em torno da troca de nomes de logradouros que homenageiam personagens da história do país. Trocar o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e da Democracia já foi uma incoerência, pois outros governantes autoritários, ditadores e até guerrilheiros também nomeiam ruas, praças e colégios no Estado e no país, simplesmente por terem sido protagonistas da História. E a tentativa de apagar a História é, igualmente, um ato de autoritarismo.

Por isso a vereadora Mônica Leal (PP) está propondo um contraponto ao projeto de seu colega Carlos Comassetto (PT), que quer cassar as homenagens a integrantes do regime militar.

 Em contrapartida, Mônica sugere veto a equipamentos com os nomes opositores do regime da época e de integrantes de movimentos guerrilheiros, entre os quais o de Luiz Carlos Prestes (memorial), Che Guevara (praça) e Carlos Lamarca (rua).
Os porto-alegrenses merecem mais de seus representantes. Será que os vereadores da Capital não têm temas mais relevantes para debater e votar? E o cercamento da Redenção? E as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) degradadas? E os loteamentos irregulares? Com tanta coisa para construir e corrigir na cidade, os parlamentares deviam gastar tempo e energia no que efetivamente interessa aos munícipes. Esse embate ideológico, felizmente, ficou no passado. Não há por que ressuscitá-lo agora em nível municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário