sábado, 30 de agosto de 2014

Mensagem aos formandos

Jaime cimenti



Meus parabéns pela tua formatura em Administração de Empresas na Ufrgs, minha filha Laura. Poucos momentos na vida são tão gratificantes para alunos, pais, professores, familiares e amigos. Todos se formam juntos. Formatura é obra coletiva e, como se diz em inglês, work in progress, obra em andamento. Estudar é para sempre, não termina nunca.

Formatura marca o limite (ou não) da época chic: estudos, amigos, festas, baladas, estágios e abre o período chock: emprego, namoro, noivado, casamento, casa e filhos (ou não). Daqui muitos, muuuuitos anos, virá a fase cheque (ou não), aquela de pagar contas, dos planos de saúde, condomínio, IPTU etc... Cada fase tem seus ônus e seus bônus.

Seu stress e seu strass. Cada idade tem suas graças e desgraças, que, se não fosse assim, não teria muita graça. Desculpa o trocadilho, um pouco sem graça. Chic, chock, cheque. Formatura: muitas pessoas, rostos, muitos caminhos, estações, escolhas e cidades. O acaso, o destino e as decisões se dando ou não as mãos.

O feijão e o sonho. Concreto e fantasia, realização, felicidade, trabalho, desafios, perdas e ganhos, a vida pulsando dentro e fora da gente, o mundo por conquistar. As coisas da Academia se misturando com os lances da vida “real”. O mundo não está muito fácil, na verdade nunca esteve, mas o sol nasce para todos, todos
os dias e cada um, com o apoio dos outros, vai buscando seu caminho, sua verdade e sua luz. Vida é jogo coletivo. Felicidades para ti e para todos os formandos, professores, funcionários, pais, amigos e familiares. Quero mais que tu e os demais formandos trabalhem com a seriedade, o divertimento e a atenção de uma criança que brinca.

Tomara que as vidas profissionais e pessoais tenham muita alegria, satisfação, paz, amor, humor, ética e saúde e que cheguem muito bem à fase cheque. Se eu puder ajudar, estou aí, mas não quero atrapalhar. Vou respeitar as decisões, procurar interferir pouco, mas sempre de olho. Depois da vida, liberdade é o bem maior, não tenham dúvidas.

Nem tudo é só contigo, filha. Na vida é melhor sair dos imprescindíveis encontros com os outros melhor do que quando a gente chegou. A vida é a arte do encontro e o amor deve ganhar no final, no início , no meio ou sempre. Obrigado pelo merecido diploma. Um pedacinho é meu, da tua mãe, da tua irmã, da nonna, dos padrinhos, dos familiares e dos amigos, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário