terça-feira, 30 de junho de 2015

" Zeca Camargo e Cristiano Araújo "

TERÇA-FEIRA, JUNHO 30, 2015




Nós brasileiros gostamos de nos emocionar. Foi isso que o Zeca Camargo disse num polêmico comentário de TV acerca da morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo. As implacáveis redes sociais estão sendo... bem, implacáveis com o Zeca Camargo, porque ele teria desrespeitado o artista.

Não desrespeitou.

Embora o comentário tenha ficado um pouco confuso quando ele comparou a comoção fácil à febre dos livros de colorir, Zeca Camargo acertou ao observar que o brasileiro sente uma necessidade catártica de se despetalar em lágrimas. Sente. E isso vem de longe.

Até a manhã de 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas era visto como um corrupto que, muito provavelmente, sairia algemado do Palácio do Catete. Um tiro de 32 no coração e uma carta-testamento febril de ufanismo o transformaram em herói do povo oprimido. Os mesmos que, nos bares, o chamavam de ladrão saíram às ruas em ira santa, atirando as máquinas de escrever dos jornais de oposição pela janela e quebrando as vitrines de quaisquer empresas que fossem vagamente associadas aos ianques exploradores.

Era uma morte trágica, perfeita para se prorromper em pranto purificador. Foi assim também com Francisco Alves, que morreu carbonizado num acidente na Via Dutra. Até os anos 1980, dizia-se que era impossível um povo chorar mais do que havia chorado Getúlio e Chico Viola. Aí morreu Tancredo. Lembro-me das cenas do caixão sendo transportado em carro de bombeiros pelas ruas, a multidão correndo atrás, derretendo-se em suor e lágrimas, e as TVs executando Coração de Estudante. Nossa, como o Brasil chorou! Era uma nação unida num só drama.

E, de fato, era de chorar. Tancredo seria o primeiro presidente civil do Brasil depois de 21 anos de ditadura, depois do fracasso das Diretas Já, depois da volta emocionante dos anistiados. Tamanha dor se justificava. Como se justificou a de Senna, um ídolo colhido pela foice do Ceifador em pleno exercício de sua atividade, um brasileiro vencedor, jovem, bonito, que arrancava conquistas impossíveis das unhas da derrota certa.

Todos esses personagens eram importantes, e morreram de mortes inesperadas. Natural que fossem chorados, como os Estados Unidos choraram Kennedy e Martin Luther King, como os britânicos choraram Lady Di.

E aí paro: o funeral de Lady Di.

Recordo-me de Elton John entrando ereto na Abadia de Westminster para cantar Candle in the Wind. “Você viveu sua vida como uma vela ao vento, sem saber onde se agarrar”, cantava ele ao piano, e todos na abadia ouviam em silêncio, e, lá fora, a multidão acompanhava por um telão, e a câmera passeava pelos rostos, e eles... aqueles ingleses... eles não choravam. Ou, pelo menos, não choravam como deviam chorar num momento tão comovente. Era um choro contido, um choro de poucos, duas ou três lágrimas recolhidas por um lencinho mínimo. Eu, olhando pela TV, pensava: como esses ingleses conseguem ser tão fleumáticos, se eu, aqui, já sinto uma bola de emoção na garganta?

Uma boa morte nos toca. E, na falta de um morto imponente, como uma princesa, um presidente ou um campeão, nos contentamos com os mortos periféricos. No ano passado, o fim de Eduardo Campos quase o elegeu presidente da República, representado por Marina.

Cristiano Araújo era um Eduardo Campos: muito conhecido regionalmente, desconhecido nacionalmente. Zeca Camargo e outros tantos se surpreenderam com a intensidade da dor dos que o prantearam. Mas era uma dor legítima. Era a dor necessária do brasileiro, que, ao experimentar o grande sentimento, seja com a grande paixão, seja com a grande tristeza, sente-se grande, ele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário