sábado, 27 de junho de 2015

" Parceria Essencial "

Editorial Zero Hora


A presidente Dilma Rousseff chega aos Estados Unidos neste sábado com a missão de resgatar a confiança dos norte-americanos no Brasil e fortalecer uma parceria econômica essencial para a recuperação do país.

 É um desafio e tanto, considerando-se a conjuntura nacional e as incertezas que as indecisões do governo vinham transmitindo aos investidores. É uma oportunidade também para que se inicie uma nova etapa nas relações com os americanos, quase dois anos depois de a presidente ter cancelado uma viagem a Washington em represália às denúncias de que organismos daquele país espionavam atividades governamentais e empresariais do Brasil.
Essa é uma questão superada. Importa que o governo de Barack Obama já enviou fortes sinais de que o tratamento à delegação brasileira será diferenciado. A comitiva ficará hospedada na Blair House, onde são acolhidos os visitantes considerados especiais. Mesmo que as principais medidas do governo brasileiro, no sentido de corrigir a rota da economia, ainda dependam da aprovação do Congresso para implementação, sabe-se que não só os americanos, mas investidores de outros continentes, têm percebido mudanças na conduta do Planalto. Essa é a mensagem que a senhora Dilma Rousseff e seu ministros, em especial o titular da Fazenda, devem levar a Washington.

Trata-se, portanto, muito mais do que uma missão da diplomacia. As autoridades brasileiras terão, em pelo menos quatro, a chance de conversar diretamente com empreendedores, em reuniões e seminários, e apresentar o mais recente programa de investimentos de cerca de R$ 200 bilhões em infraestrutura. A expectativa é de retomada das relações em alto nível, para que os impasses dos últimos anos sejam finalmente esquecidos e os americanos contribuam para o início da recuperação da economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário