sábado, 27 de junho de 2015

" Mesa Limpa "







Estudar menos e aprender mais é o sonho de consumo de todo pretendente ao conhecimento, seja candidato a vestibular, Enem ou estudante de qualquer campo de formação. Nestes tempos em que nossa atenção tende a se dispersar entre múltiplos apelos, facilitados pela tecnologia, quem não gostaria de encontrar a fórmula do aprendizado duradouro? Pois ela existe, mas não é mágica nem vem embalada numa cartela de pílulas para potencializar o cérebro. Mas está ao alcance de qualquer pessoa e pode ser resumida em duas palavras: esforço e método.

Uma vez, quando trabalhava para uma revista de educação, perguntei a uma professora o que os pais podiam fazer para auxiliar os filhos na lição de casa. Ela também usou duas palavras na resposta e me deixou um pouco desconcertado:

– Mesa limpa! – disse.

Depois, explicou que a melhor contribuição que os pais podem dar é criar condições ambientais adequadas para a criança se concentrar e fazer o que a escola pediu. Pois o ambiente, com silêncio, espaço, luz e rotina, é a primeira dica do professor Claudio de Moura Castro, colunista da revista Veja, no seu recente livro Você Sabe Estudar?.

Ele também sugere atitudes como evitar esforço demasiado na véspera das provas, organizar lista de tarefas a partir das mais relevantes, resumir de forma sintética o que o professor fala em vez de anotar tudo furiosamente, além de outras ações mais pensadas e menos estressantes.

O resumo da ópera é que ninguém precisa ser um gênio nem ter inteligência acima da média para aprender o que quiser. A disciplina para o estudo não é inata, pode ser conquistada, como o condicionamento físico dos esportistas, na comparação feita pelo próprio autor.

Acredito fielmente nisso. Sei que estamos passando por um momento de transição da humanidade em que o estudo parece ter perdido a importância, pois o professor Google está sempre disponível para dar as respostas, mas é o conhecimento que nos proporciona a oportunidade de evoluir como seres humanos. E o mais empolgante é que todos somos capazes de preparar uma mesa limpa para recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário