sábado, 20 de junho de 2015

Presidentes de Odebrecht e Andrade Gutierrez são presos pela PF em nova fase da Lava-Jato

Além de outros executivos da empresa, Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo devem ser levados para Curitiba nesta sexta-feira

Presidentes de Odebrecht e Andrade Gutierrez são presos pela PF em nova fase da Lava-Jato MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO
Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, presidentes das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, foram presos nesta sexta-feiraFoto: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS / ESTADÃO
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-fera mais uma fase daOperação Lava-Jato. Na 14ª etapa da investigação, batizada de Operação Erga Omnes, são cumpridos oito mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, nove de condução coercitiva e 38 de busca e apreensão, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Onze pessoas haviam sido presas até as 19h30, entre elas os presidentes das construtoras Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo. As empresas estão entre as maiores do país no setor, e há suspeitas de irregularidades em contratos com a Petrobras.
Além deles, há outros executivos das companhias, como Márcio Farias, da Odebrecht, que havia sido citado em depoimento de delatores como envolvido no esquema de corrupção na Petrobras. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da empreiteira e na casa de executivos.
Saiba quem são os presos da Erga Omnes:
– Marcelo Odebrecht (preventiva): Presidente da Odebrecht
– Rogério Santos de Araujo (preventiva): Executivo da Odebrecht
– Márcio Faria da Silva (preventiva): Executivo da Odebrecht
– Otávio Marques de Azevedo (preventiva): Presidente da Andrade Gutierrez
– João Antônio Bernardes (preventiva): Ex-diretor da Odebrecht
– Alexandrino Alencar (temporária): Executivo da Odebrecht
– Antônio no Pedro Campelo de Souza (temporária): Executivo da Andrade Gutierrez
– Flávio Lucio Magalhães (temporária): Executivo da Andrade Gutierrez
– Cristiana Maria da Silva Jorge (temporária): Prestava consultoria para a Odebrecht
– Elton Negrão (preventiva): Executivo da Andrade Gutierrez
– César Ramos Rocha (preventiva): Executivo da Odebrecht
Teve a prisão preventiva decretada e ainda não foi preso:
– Paulo Roberto Dalmazzo (preventiva): Executivo da Odebrecht
Lava-Jato chega a sua 14ª fase; relembre as etapas anteriores da operação:
A Odebrecht emitiu nota oficial sobre a operação:
"A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seus escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos. Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações."
Andrade Gutierrez também se posicionou:
"A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava-Jato, e espera poder esclarecer todas os questionamentos da Justiça o quanto antes."
No fim de maio, a Odebrecht afirmou à Polícia Federal que "não participa de esquemas ilícitos, menos ainda com a finalidade de pagar vantagens indevidas a servidores públicos ou executivos de empresas estatais" e rechaçou suspeitas sobre contratos com a estatal.
Os presos serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, onde ficarão à disposição da Justiça. De acordo com a PF, o termo Erga Omnes significa uma expressão usada no meio jurídico que indica uma decisão cujos efeitos atingem todos de uma determinada população, não só as partes envolvidas.
Os fatos que marcaram a operação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário