segunda-feira, 29 de junho de 2015

" Jô e os raivosos "





Nunca antes neste país, a direita militante foi tão agressiva e tão mal-humorada. A direita se vulgarizou quando optou por andar a reboque de figuras que a desqualificam. Raivosos das redes sociais, que agora insultam Jô Soares, tocam os mesmos bordões dos Bolsonaros e assemelhados.

Estão ofendidos por causa da entrevista com Dilma? Ou porque não suportam o humor que não conseguem ter? A direita brasileira perdeu o humor. E já teve, e como teve.

Já nos divertimos muito com o humor de grandes reacionários. A discordância ficava em segundo plano. O que prevalecia era a graça inteligente. Alguns eram geniais.

Mas o humor da direita nacional hoje é o que torce para que Jô Soares e Joaquim Levy morram. A direita mediana, essa que se reproduz nos facebooks (muitos camuflados por apelidos ridículos), nunca foi tão sem graça.

Se a direita percebesse onde está o humor, poderia rir muito dessa história do empreiteiro delator da UTC. Ricardo Pessoa é um dos ladrões confessos da Petrobras.

Sabe-se que as empreiteiras organizaram-se para roubar. Com as sobras de superfaturamentos e aditivos, pagavam propinas e faziam doações aos que estavam subornando ou a quem um dia já haviam subornado e poderiam voltar a subornar. Era dinheiro farto para partidos variados.

Mas, pelo que Pessoa disse à Justiça, o dinheiro se dividia em duas partes. Uma parte, limpa, era doada formalmente aos partidos. Outra parte, a suja, de caixa 2, informal, ilegal, ia parar, claro, quase sempre nos cofres de gente do PT.

Imagine que as empreiteiras tinham equipes encarregadas de separar o dinheiro limpo para doações legais, e o dinheiro sujo, para repasses às escondidas ao PT. Sempre ao PT. O dinheiro do bem e o dinheiro do mal. Mas alguém fez confusão com os dinheiros, e o senador tucano Aloysio Nunes acabou recebendo R$ 200 mil da parte suja da UTC. É óbvio que Aloysio Nunes deveria ter recebido o dinheiro limpo. Foi um engano. Tucanos nunca receberam dinheiro sujo.

A direita, se recuperasse o humor, saberia rir dessa bobagem do empreiteiro. A direita descobrirá um dia que não conseguirá transformar fúria em reflexão se não recorrer de vez em quando ao humor, mesmo que seja o alheio. A nova direita, bem insuflada pela velha, é tristemente mal-humorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário