quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

" TAM suspende voo para Florianópolis "

                       

                Fim da Linha, TAM< floripa x poa >







Medida adotada dia 1º de dezembro cancelou duas ligações semanais diretas a partir de Porto Alegre

Às vésperas da temporada de veraneio, quando aumentam as viagens de férias, a TAM decidiu suspender os dois voos diretos por semana que mantinha entre Porto Alegre e Florianópolis. Desde o dia 1º, os passageiros que frequentam o trecho ficaram com as opções da Gol, Azul e Avianca.

A TAM não informou os motivos da mudança, se as rotas eram deficitárias e se poderão ser retomadas no futuro. Em nota oficial, limitou-se a confirmar que cancelou os voos diretos “em razão de ajustes pontuais realizados na malha aérea”.

Especialistas conjecturam sobre as razões da decisão da companhia. O coordenador do Núcleo de Competição e Regulação do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, diz que rotas curtas têm custo mais alto de operação. Também há a concorrência de outros modais, como automóvel e ônibus.

– Quando o crescimento econômico desacelera, uma rota dessas pode não comportar quatro concorrentes – observa Oliveira.

O professor do ITA diz que a Azul pode se adaptar mais facilmente a mercados regionais por trabalhar com aviões de médio porte.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as empresas têm liberdade para ofertar ou excluir rotas. Cabe à Anac analisar os pedidos de linhas, frequência e horários, aprovando se forem corretos e se houver espaço nos aeroportos.

A Anac informou que o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, tem horários vagos. No momento, a agência avalia um pedido da Aerolíneas Argentinas para operar dois voos à capital catarinense, durante o verão, a partir de Buenos Aires.

Não é a primeira vez que a TAM elimina uma rota partindo de Porto Alegre. Em julho de 2012, suspendeu dois voos diretos para Buenos Aires. O argumento foi o mesmo: reorganizar a malha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário