sexta-feira, 1 de agosto de 2014

" Sobre o que acontece "

Artigo Zero Hora


LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA
Médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
 
 

Pessoas podem notabilizar-se por heroísmo, inovação, sucesso profissional, enriquecimento ou outras conquistas e construções difíceis de obter.
Com atributos pessoais muito significativos podem até tornar-se carismáticas. E se forem líderes, esta condição será reforçada por dedicação, integridade e fidelidade incondicionais.
 
 
Personagens do passado tornaram-se famosos, apesar de contrariarem tudo que foi dito acima. Isto acontecia (e acontece) pela conjugação de comportamento doentio, ambição pelo poder e ardilosa habilidade para manobrar com a opinião pública.

Políticos que não cumprem seu papel na defesa da sociedade e líderes intensamente seduzidos pelo ter e o poder, e que venham a assumir atitudes danosas aos seus liderados, deveriam ser afastados o quanto antes.

 

Ao longo dos tempos, o ser humano é sempre o mesmo, buscando tirar vantagens, satisfazer necessidades, reduzir angústias e, ainda que fugazmente, desfrutar prazeres.
 
No mundo competitivo e ganancioso em que vive, pode percorrer caminhos tentadores, mesmo que ilícitos, por terem melhores resultados materiais.

Olhando para este conjunto, compreende-se o sucesso de empresas e de negócios em geral, e o que acontece na política e no conjunto social.
 
 Desde cedo, este processo passa a fazer parte do mundo real e interfere no desenvolvimento do indivíduo, sendo incorporado por influência da mídia, por necessidade, curiosidade, impulso, ambição, oportunidade, ou simplesmente porque “os outros fazem”. Como um dependente crônico, passa a não perceber as alternativas mais adequadas, sempre existentes e possíveis.

Como atores deste cenário, precisamos refletir muito, nos posicionar sempre que necessário e agir da maneira mais eficaz possível. No entanto, como fazer escolhas num mundo dominado pela comunicação comprometida, pela política interesseira e pela ganância de quem sempre visa poder e lucro a despeito de prejuízos que possa causar? Em que acreditar? Em quem confiar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário