Artigo Zero Hora
CARLOS HENRIQUE CASARTELLI
Secretário de Saúde de Porto Alegre
Secretário de Saúde de Porto Alegre
A inauguração do Hospital Restinga e Extremo Sul é mais uma prova de que há grandes avanços na sempre criticada área da saúde pública.
É um momento histórico para Porto Alegre: há 40 anos não se construía um hospital público na Capital.
Este sonho da comunidade da região sul da cidade que agora se realiza mostra como é possível concretizar grandes ações de interesse social quando poder público e iniciativa privada trabalham juntos, com foco e empenho.
A parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, as secretarias municipal e estadual de Saúde e a União fez nascer um hospital completo, com padrão de atendimento e equipamentos dentro dos conceitos mais modernos, incluindo critérios de sustentabilidade e formação de mão de obra na própria comunidade. Tudo numa estrutura inteiramente voltada para a população que depende do SUS.
Esta grande notícia se soma a outras que ilustram claramente que a saúde na gestão do prefeito José Fortunati saiu da estagnação das últimas décadas. O quadro
das Unidades de Saúde da Família está completo pela primeira vez, com 234 equipes em 119 unidades. O Hospital de Pronto Socorro, referência na região sul do país, passa pela primeira grande reforma em 70 anos de existência. Ganhou nova e sofisticada emergência e bloco cirúrgico, e está ampliando toda a estrutura de internação e áreas de apoio. O Samu tem uma nova e ampla sede.

A Zona Sul ganhou a moderna USF Saúde Cohab-Cavalhada. Até o final do ano, outras 25 unidades de saúde terão sido completamente reformadas, incluindo a informatização dos agendamentos. Também neste campo houve melhorias históricas: em mais de 70% da lista de especialidades médicas, o tempo de espera para marcação de consultas, que em alguns casos levava mais de um ano, hoje é de menos de um mês. Ainda há áreas críticas como a ortopedia, onde a demora é problema grave, mas a espera está diminuindo.
Ainda há muito a fazer no campo da saúde pública, todos sabemos. Mas estamos no caminho. E Porto Alegre está mostrando ao país o quanto avançou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário