domingo, 20 de julho de 2014

" Conheça os diferentes estilos de ioga "


 

Tradicional, Ashtanga, Power, Iyengar... Descubra o que cada estilo de ioga pode fazer por você


                                                   Lígia Menezes
Ioga
A prática de ioga está ligada a autodescoberta
Foto: Visca

Você sabia que um dos significados da palavra ioga é união? A técnica foca no treinamento disciplinar do corpo e da mente como um todo, explica o professor Shinichi Kubo, diretor do site yoga.com.br. "Não é nenhuma espécie de culto ao corpo nem ao ego, mas a dedicação à autodescoberta", conta.

O ioga une e integra o corpo, a mente e emoções, para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. "Ele nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior", acrescenta o professor de ioga, meditação e chakras, Anderson Allegro, editor do site
arunayoga.com.br.

 Sua prática requer disciplina, condicionamento físico e força de vontade. As técnicas trabalham com posturas, respiração e relaxamento, em diferentes sequências. Por isso, para praticar, é preciso observar bastante quem já faz e ter uma mente flexível, para aceitar os limites do corpo.

Vertentes
Assim como o karatê, o ioga possui diferentes vertentes ou estilos - centenas de linhas. As mais conhecidas são a Tradicional ou Hatha, Power, Ashtanga e Iyengar. "É a forma que cada professor fundador teve para inovar. Na Índia, cada escola é uma herança ancestral de uma família diferente", diz Kubo. Basicamente não há diferenças entre as ideias e os objetivos de cada vertente, pois todas vieram do mesmo lugar. Porém, elas indicam caminhos variados para momentos diversos da vida de uma pessoa. Entenda cada uma:

Hatha Yoga ou Yoga Tradicional
Consiste em todas as linhagens que usam exercícios de respiração, posturas, exercícios de limpeza do corpo, meditação e relaxamento. "A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e de relaxamento auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para quem está há muito tempo parado e pessoas com qualquer tipo de limitação física, como problemas de coluna e coração", explica Anderson.




Power Yoga
É um ramo do Hatha Yoga que busca uma prática mais dinâmica. As posições são conectadas por sequências de movimentos, chamadas vinyásas. "É uma técnica vigorosa, desafiante e agradável", explica Anderson. Uma combinação única de movimentos fluidos acompanhados de uma respiração consciente. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares, de flexibilidade e de conscientização corporal, produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente.

Iyengar Yoga
Desenvolvida pelo mestre contemporâneo Iyengar, a modalidade prima pelo alinhamento meticuloso entre as várias partes do corpo. Iyengar foi um dos principais divulgadores do uso dos acessórios (blocos, fitas, almofadões) para facilitar a execução correta das posições. Por isso, essa técnica pode ser usada como iogaterapia para amenizar doenças e reestabelecer o equilíbrio e a saúde.

Ashtanga Yoga ou Ashtanga Vinyása Yoga
É o método formatado pelo mestre indiano Sri K. Pattabhi Jois. Consiste em sequências fixas de movimentos feitas com fluidez, acompanhados por respirações. "Durante a prática, procura-se gerar uma grande quantidade de calor, o que ajuda a purificar o corpo", diz Anderson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário