terça-feira, 29 de julho de 2014

" Bandidos não respeitam nem ESCOLA "

Artigo Zero Hora


JOCELIN AZAMBUJA
Advogado
Vimos estarrecidos nesse fim de semana que bandidos tentaram assaltar uma escola na Lomba do Pinheiro, na Capital, e não conseguindo, colocaram fogo na biblioteca e computadores.

Isso me levou a lembranças antigas, onde em qualquer comunidade pobre existia um código de ética entre os malandros, que não eram os bandidos de hoje. Escola se respeitava e professor tinha trânsito livre.

Hoje, todos os conceitos mudaram, bandidos não respeitam as escolas e professores são ameaçados, porque os exemplos vêm de cima, a impunidade.

Esses bandidos são os mesmos que são presos e soltos pela Justiça poucas horas depois, que não cumprem penas porque não existem presídios. Os juízes os libertam porque não têm condições humanitárias para aprisioná-los. Faltam vagas nos presídios que temos!

Mas em tudo isso que se vê o mais triste é que os bandidos de hoje não veem mais saída através da educação de seus filhos.
 
Os antigos acreditavam que estavam no crime mas seus filhos podiam ter educação e sair dele e, por isto, respeitavam a escola e os professores.
 
Os de hoje não acreditam mais nisso, preferem as organizações criminosas, encostar alguns menores no crime, dominar a sociedade pelo medo. Preferem a solução mais simples, não acreditam nos governos corruptos e têm o beneplácito da Justiça que não consegue prendê-los já que não existem vagas, porque os governantes prometem e não constroem os presídios com condições que possam tentar recuperá-los. Essa mesma Justiça que e não consegue responsabilizar os governantes.
 

Que tristeza ver a criminalidade vencendo até na educação. Que governos são esses na era da democracia? O que esperar do futuro para as crianças pobres desse país? Mantê-las o resto da vida no Bolsa Família, no Bolsa Presidiário? Qual a solução para voltar a se respeitar, em todas as camadas sociais, as escolas, os professores e os livros, a nossa fonte de riqueza para o futuro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário