quarta-feira, 23 de julho de 2014

" Emergência na Saúde "

Editorial Zero Hora
Um dado da pesquisa do Ibope sobre as questões que mais preocupam o eleitor gaúcho tem o poder de ampliar a inquietação com a qualidade dos serviços de saúde pública.


A saúde lidera, com 77% de citações, numa amostragem em que o pesquisado pode apontar mais de uma área. Em segundo lugar aparece a segurança, com 44%, e em terceiro, a educação, com 41%. A saúde já vem liderando, nos últimos anos, as preocupações dos brasileiros. Mas, desta vez, o alto índice, em relação aos outros dois setores referidos logo a seguir, é a prova de que o temor com a degradação dos serviços tem aumentado, e não só no Estado.
Auditoria do TCU constata o caos que se encontra a saúde do Amapá. Imagem. Principais problemas dizem respeito à falta de equipamentos e de materiais ...

Pesquisas nacionais reproduzem o mesmo quadro e apenas ratificam o que já é percebido no dia a dia, nos postos, nas emergências, nos hospitais.

 A amostragem, feita como levantamento complementar de recente pesquisa de intenção de voto no Estado, é um alerta poderoso a quem pretende ocupar cargos públicos. Saúde pública é, pelo que prevê a legislação, um serviço essencial com claras atribuições da União, dos Estados e dos municípios.

Mas o que se vê, enquanto a estrutura se degrada, é a repetida tentativa de transferência de responsabilidades.

Ações específicas, como a que fortaleceu os primeiros atendimentos com a contratação de médicos estrangeiros, são importantes, mas insuficientes. A população continua a se queixar das filas de espera para atendimento básico e para cirurgias, da falta de especialistas, dos hospitais lotados e das carências de equipamentos e instalações de boa parte da rede de assistência. Assim se configura o cenário da precária gestão do SUS, que desperdiça recursos ainda insuficientes para as demandas nacionais.

Está provado, por uma série de estudos, que o Brasil aplica menos em saúde pública do que muitos de seus vizinhos e outras nações em estágio de desenvolvimento similar. Mas também é notório que toda a estrutura do sistema deve ser reavaliada.

A população merece que as propostas dos candidatos para o setor sejam menos vagas e mais esclarecedoras, para que os deveres de cada ente federativo não continuem motivando um infindável jogo de empurra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário