sábado, 5 de outubro de 2013

" Você é feliz ? "


João Satt*
Tenho pensado muito nesta pergunta, que na verdade tem um ponto crucial: a felicidade existe? Agora, já são duas perguntas, aí surge a terceira e, naturalmente, a mais difícil de responder: O que é a felicidade?

Um convite para falar sobre “felicidade” me provocou esses questionamentos. Gelei! Afinal, a velha fórmula de apresentar filmes publicitários não seria suficiente. Meu desafio era compreender de que forma as marcas participavam, ou não, efetivamente da vida das pessoas. Foi uma experiência gratificante e diferente pensar a partir das pessoas, dos seus vazios emocionais – a causa de boa parte das euforias consumistas. Refletir por que a necessidade de beber água acaba gerando o desejo de tomar um refrigerante gelado. As palestras sempre geram mais ganhos para o palestrante do que para a plateia. Cresci escutando meu pai dizer: “Quem ensina aprende duas vezes”. Sabia que não poderia inundar minha apresentação de teorias, gráficos, setas. Era necessário ir mais fundo, porque a vida de todos é feita de verdades. Queiramos ou não, os impactos das circunstâncias, do contexto no qual estamos inseridos, em nenhum momento deixam de ser capturados pelo nosso radar. O inconsciente está gravando tudo, todo o tempo, e muitas das nossas respostas vêm dele. Buscamos o melhor, sempre! O 31 de dezembro é a maior expressão de busca coletiva de esperança do planeta. Ou você já viu alguém pedir que não aconteça nada de melhor no ano que vai nascer? Felicidade é a soma de momentos felizes, e momentos felizes são aqueles em que nos sentimos vivos, amados, compreendidos, abençoados e acarinhados pelo bem.


Comprar um carrão não deixa ninguém feliz, assim como comprar uma supercozinha. Quem disse que as pessoas estão comprando o que é produzido nas fábricas? Elas compram esperança de serem vistas num carrão, de terem mais carinho e boas conversas dentro de uma cozinha, a qual, por sinal, segundo pesquisas, é o mais importante espaço da casa. As pessoas compram esperança. O Félix da novela das nove arquiteta mil planos porque quer ser amado e reconhecido pelo pai. Desconsidere o personagem caricato e seja sincero: você quer algo diferente do que ser reconhecido e desejado? No final do dia, o que vale são os afetos que damos e recebemos, ter relações calorosas, que nos protegem da solidão e nos tornam mais tranquilos.


Está na hora de a propaganda construir mais significados para as marcas, transformando-as em instrumentos, palcos para que as pessoas – não os consumidores – possam fazer acontecer seus desejos, sonhos e uma menor solidão.

                          

A primeira coisa que ficou clara para mim era que para falar sobre a felicidade precisava compreender que uma vida sem significados é como deserto árido. Não respira, não se emociona, não constrói afetos. As relações, mais do que ocupar o tempo, são o verdadeiro alimento da alma e do coração.
--------------------
*Publicitário
FONTE: ZH ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário