sexta-feira, 4 de outubro de 2013

" Maldito Pequeno Príncipe "


David Coimbra*
Te tornas responsável por aquilo que cativas. Maldito Pequeno Príncipe. Maldito Saint-Exupéry.

Quero cativar e não ser responsável pelo que cativei. Querem me cativar? Cativem-me! Não vou lhes cobrar responsabilidades, não mesmo. Cativem-me e deixem-me. Sem problemas. Tchau.

Responsabilidades, francamente. Já tenho muitas. Não as pedi, foram me passando. Quando era criança, só queria brincar. Que nem meu filho hoje. De repente, me botaram no colégio e eu tinha de passar de ano todos os anos. Quem disse que eu queria aprender a fórmula de Báskara? Quem disse que eu queria decorar a tabela periódica? Geometria analítica? Que me importa a geometria analítica? A tundra? Bem, talvez quisesse saber algo sobre a tundra, desde que fosse contextualizado. Como as pessoas vivem na maldita tundra, na maldita Sibéria, essas coisas. Mas, não. Não. O que eles me disseram sobre a tundra? Alguém me falou, por exemplo, que Dostoievski teve de enfrentar a tundra no exílio? Não. Lembro-me bem da minha aula sobre a tundra. Falaram de suas características, de onde se localizava, mas do que interessava realmente, quer dizer, o que acontecia com as PESSOAS que viviam na maldita tundra, isso nunca me disseram.

A mesma coisa a savana. A savana é interessantíssima. Leões rastejam na savana, à espreita de apanhar um gnu saboroso. Mas alguém diz isso sobre a savana??? Alguém conta acerca de leoas esgueirando-se na vegetação baixa e no horizonte aberto, contra o vento, para atacar uma manada de gnus estúpidos porém tenros??? Não! Eles apenas descrevem a savana numa sucessão de informações bocejantes.

Então, me empurraram aquilo tudo, tundra, savana, Báskara, geometria analítica, tabela periódica, e me disseram que eu tinha de aprender sobre aquilo e tirar no mínimo 7 e passar de ano. Eu TINHA de fazer isso. Por quê? Porque estava na escola. Assumira uma responsabilidade.

Depois, você sabe: depois vem o trabalho. Chegar cedo sempre, não faltar nunca, cumprir horário e tal. E todos os documentos que tive de fazer e o IPVA e o IPTU e o IR para pagar e a autoescola e o curso de datilografia e escovar os dentes três vezes ao dia e o exame de sangue e o vestibular, malditas responsabilidades! Estou cansado delas. Estou cansado de ter que aprender sobre o mundo digital e sobre as novas tendências de seja lá o que for, cansado de ser obrigado a votar e de ter paciência no engarrafamento e de ter que fazer qualquer coisa. Não queria essas responsabilidades. Não cativei nada nem ninguém para tê-las. E, se tivesse cativado, nem assim as quereria. Responsável por aquilo que cativas? Não, senhor. Maldito Pequeno Príncipe.
-----------
* Cronista da ZH
Fonte: ZH on line, 04/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário