quinta-feira, 12 de junho de 2014

" Torcer sempre pelo Brasil "

Artigo Zero Hora


CLÁUDIO FURTADO
Jornalista
 
                                                 
 
Futebol é, antes de tudo, coração, paixão. Mesmo assim, torcer pelo Brasil na Copa do Mundo também tem muito de razão.
 
Afinal, que país, Estado ou cidade não gostaria de receber milhares de turistas para uma grande confraternização, cerca de 200 mil só em Porto Alegre?
 
Representa movimento da economia da Capital e do Rio Grande, gerando emprego para muita gente; bares, restaurantes e hotéis lotados; aumento de vendas no comércio; taxistas satisfeitos; estímulo ao intercâmbio cultural, sem esquecer no legado de 14 obras de mobilidade urbana para a nossa cidade, entre outras inúmeras vantagens.

Torcer pela vitória do Brasil na Copa do Mundo não significa alienação. Como vivemos por aqui, desde sempre, conhecemos muito bem nossas perdas e ganhos. Existe algum país perfeito? Na democracia, para julgar qualquer governo, só existe um caminho aceitável, e construtivo: o voto na urna.
 
Destruir não é protestar, mas criar espaço para regimes autoritários, de esquerda ou de direita. O resultado de uma eleição, em qualquer país que se preza, não depende apenas de um jogo de 90 minutos, ou de um evento de um mês, por mais grandioso que seja.

Nas eleições de outubro,
 
certamente o povo, em sua maioria, saberá encaminhar seu futuro, tendo como bases o passado e o presente, sem ser enrolado por ninguém. Caso contrário, a única saída mesmo é sair daqui, morar, por exemplo, na Argentina, “um país sem problema algum”, se tornar hincha do craque Lionel Messi na Copa da Rússia. Lá, sim, “é o paraíso”. É maravilhoso viajar para o Exterior, mas a saudade bate forte e é muito bom retornar para a nossa terrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário