terça-feira, 24 de junho de 2014

" Jogo De Cena "

Artigo Zero Hora



EVA SOPHER
Presidente da Fundação Theatro São Pedro
 
Queridos leitores, chegamos ao mês de junho, e vocês, talvez, desconheçam o significado que este sexto mês do calendário tem para mim. Não falarei de futebol, tampouco das eleições que se aproximam, mas reafirmarei a minha crença no teatro, nas artes e na cultura.

Nasci no mês de junho e, por coincidência ou não, nosso Theatro São Pedro foi inaugurado em junho de 1858, depois reaberto neste mesmo mês, em 1984. Confesso que tenho, desde sempre, uma forte convicção que São Pedro tem sido nosso padrinho nestes mais de 155 anos de história.

Esse amor insuspeito ao teatro me permite falar da relação de confiança absoluta conquistada junto à comunidade, durante os nove anos em que o teatro foi reconstruído. A mobilização de toda sociedade permitiu que reabríssemos as portas do nosso teatro em 28 de junho de 1984, contrariando alguns poucos que desacreditavam em sua reabertura.

É desnecessário mencionar o que significa o TSP hoje, já que seu valor cultural e arquitetônico são inestimáveis.
 
Referência para os gaúchos, em especial para os porto-alegrenses, sua história se confunde com a história da própria cidade. Neste ano em que comemoramos 30 anos de atividades ininterruptas, celebraremos esse momento com o projeto Jogo de Cena, onde ofertaremos ao público um mosaico de espetáculos locais de teatro, música e dança, com preços populares.

Tenho vivido nos últimos anos o mesmo desafio em relação ao Multipalco, parece que meu destino é lutar por causas “quase” impossíveis. Sentimentos negativos, pequenas sabotagens e maldizeres não levam a lugar nenhum.

Quem questionar meu otimismo, que venha fazer uma visita às instalações do Multipalco. Terei imenso prazer de apresentar aos visitantes essa obra inédita no mundo, onde seu diferencial está, justamente no fato de aliar, no centro de uma capital, uma Casa centenária e um equipamento cultural repleto de possibilidades.
 
A conclusão do Multipalco fará com que o Rio Grande do Sul seja positivamente reconhecido e nossa cultura, certamente, beneficiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário