quinta-feira, 26 de junho de 2014

" O Aprendizado Da COPA "

Editorial Zero Hora

 

A tranquilidade registrada em Porto Alegre num momento de grande fluxo de turistas como o do jogo entre as seleções da Argentina e da Nigéria confirma que a cidade tem condições de conviver com esse tipo de situação.
 
Mais: o bom desfecho do evento demonstra que os responsáveis por garantir uma recepção civilizada aos visitantes sem causar transtornos aos demais souberam corrigir os equívocos registrados durante os primeiros jogos.
 
 Desta vez, graças a providências como a adoção de ponto facultativo no serviço público e alteração no calendário de aulas, além de mudanças nas táticas de autoridades de trânsito e de segurança, tanto turistas quanto moradores puderam se locomover com mais facilidade.

A estratégia vale para o próximo e último jogo do Mundial em Porto Alegre, mas principalmente para os futuros eventos que a Capital precisa promover para aproveitar a experiência adquirida na prática e que a elevou a um novo patamar.

A Copa vai, sim, deixar legados para a cidade. Embora muitas obras iniciadas sigam inconclusas e devam continuar merecendo a atenção do poder público, os porto-alegrenses já podem se considerar beneficiados por espaços modernizados como o entorno do Beira-Rio.
 
Mas talvez o grande ganho seja mesmo o aprendizado sobre a segurança, a organização e a comunicação em eventos com potencial para causar transtornos aos cidadãos. Com planejamento adequado e execução eficiente, tudo funciona.
 
Claro que não se pode ignorar a ocorrência de pequenos incidentes, embora estes sejam praticamente inevitáveis quando ocorrem grandes mobilizações de pessoas. Mas o saldo, sem dúvida, é extremamente positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário