Artigo Zero Hora
MÁGDA RODRIGUES DA CUNHA
Pró-reitora acadêmica da PUCRS
Pró-reitora acadêmica da PUCRS
======================
Por que uma rua recebe o nome de alguém? Muitas vezes, cruzamos caminhos citando personalidades que sequer conhecemos. O urbanista Kevin Lynch escreve que a cidade é em si o símbolo poderoso de uma sociedade complexa. 

É pelas ruas da cidade que vamos escrevendo nossa história, impregnada de lembranças e significados, associados aos lugares pelos quais caminhamos. É nesta circulação incessante que nos deixamos educar, na relação com nossos arredores.
À pergunta inicial, muitos responderão que a obra do indivíduo é determinante. Foi sobre esta obra que muitos de nós pensamos, no último sábado, na inauguração da Rua Norberto Francisco Rauch, em Porto Alegre.
As cidades serão sempre o resultado do que a sua comunidade fizer por ela. Alguns se acomodam.
Outros travam uma luta incessante para transformar esses espaços. Aqui estamos falando de uma obra voltada à educação, definidora da caminhada de milhares de pessoas. Destacamos o trabalho que há muito desenvolvem os Irmãos Maristas, ancorados nos princípios de São Marcelino Champagnat (fundador da congregação, cuja data comemorativa ocorre em 6 de junho).
Norberto Rauch, ex-reitor da PUCRS, por 26 anos, liderou a construção de muitas vias para a educação superior.
Alinhou-se aos que não se acomodam e olham para o futuro. Pensou que o ensino e a pesquisa de porte seriam, sem dúvida, o caminho inovador e sólido para a educação.
Participou de um momento da história que desenhou o que hoje são as principais instituições de Ensino Superior no país, onde as universidades passaram a um patamar internacional. Saídos desses ambientes, profissionais ingressam no mercado com autonomia, preparados para solucionar problemas. Este é o cenário que define, cada vez mais, o posicionamento das instituições de excelência.
![]() |
Adicionar legenda |
É na circulação pelas vias educacionais, as universidades, que aprendemos a qualificar a sociedade. Hoje, muitos cidadãos transitam por Porto Alegre e pelo mundo orientados pela educação marista. Outros tantos trafegam pela Rua Irmão José Otão, também ex-reitor da PUCRS, quando dirigem-se ao Centro. Milhares de estudantes convivem no campus da universidade, outras tantas pessoas circulam no Hospital São Lucas da PUCRS, empresas se instalam no Tecnopuc, crianças e jovens visitam o Museu de Ciências e Tecnologia, construindo ali suas memórias futuras. E, agora, muitas famílias passarão ou viverão na Rua Norberto Rauch. Por tudo isto, não há dúvida, a educação é a única via possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário