segunda-feira, 30 de novembro de 2015

" O Dinheiro Começa a VOLTAR " ( voltar pra qual conta ? " da Dilma ? do Cunha ?Do Temer ? ... mais clareza...

                     Artigo Zero Hora

A segunda maior empreiteira do país, a Andrade Gutierrez, está concluindo acordos de delação premiada e de leniência com a Procuradoria-Geral da República, pelos quais confessa o pagamento de propina em várias obras federais e compromete-se a devolver R$ 1 bilhão em forma de multa. Investigada pela Operação Lava-Jato por subornar agentes públicos, a empresa admitiu pagamentos indevidos em obras da Copa do Mundo, da Petrobras, da usina nuclear Angra 3, da usina de Belo Monte e também da Ferrovia Norte-Sul, referente a uma licitação de 1987. Esse registro comprova que o cartel de exploração de obras públicas é de longa data.
A expectativa dos procuradores que trabalham na investigação é de que os executivos da empresa, presos desde junho, apontem o nome de políticos beneficiários do esquema de corrupção. 
Se isso ocorrer, é muito provável que o processo saia do âmbito da Justiça Federal em Curitiba e vá para o Supremo Tribunal Federal, já que entre as autoridades estariam deputados e senadores, com foro privilegiado.
A multa compensatória pelos prejuízos causados ao governo é certamente muito inferior aos valores desviados, mas tem um efeito simbólico muito significativo. A devolução do dinheiro subtraído ilegalmente é mais importante do que o longo encarceramento dos suspeitos, que também corre por conta do poder público. 
Obviamente, depois de julgados e de fazer uso do direito de defesa, os corruptos não podem ficar sem punição. Enquanto isso não ocorre, porém, o ressarcimento de parte dos valores desviados traz algum consolo para os cidadãos indignados com tanta roubalheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário