segunda-feira, 16 de novembro de 2015

" Cidade , Escola de resiliência "

Cezar Busatto- Artigo Zero Hora


A enchente histórica do Guaíba que acabamos de vivenciar foi também uma aula de resiliência.
Cidades metropolitanas e do Interior tiveram significativas áreas alagadas. Em Porto Alegre, tivemos impacto semelhante na região das ilhas.
Como mostrou de forma didática ZH do dia 13 de outubro, Porto Alegre sofreu menos porque aprendeu a lição da enchente histórica de 1941 e construiu um complexo sistema contra cheias que protege a cidade.
Agora a cidade ensinou que esse sistema carece de melhorias, como a reforma de bombas mais antigas e a instalação de geradores para suprir quedas de energia elétrica, iniciativas felizmente já em andamento. Entretanto, cidades da região metropolitana e do Interior não dispõem de qualquer sistema de proteção. Seus responsáveis vão aprender essa lição?
A cidade também ensinou que o descarte irregular de lixo é um tiro no próprio pé porque dificulta a vazão e o bombeamento, agrava as inundações e prejudica ainda mais pessoas. Cada um de nós vai levar essa lição para o seu dia-a-dia?
A cidade deixou claro que famílias que vivem em áreas de alto risco são as mesmas e pobres vítimas de sempre. Não é hora de aprendermos essa lição e enfrentarmos esse desafio ?
A ação solidária de milhares de pessoas aos desabrigados foi a lição mais bonita que a cidade nos ensinou. Diante de desastres naturais, crises econômicas e choques sociais cada vez mais frequentes, não estará aí, na união de todos, comunidades e governos, o caminho para fortalecermos nossa resiliência?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário