quinta-feira, 12 de novembro de 2015

" O Desmanche Dos Desmanches "

Artigo Zero Hora

A aprovação, pela Assembleia Legislativa, de legislação que possibilita a destruição de mercadorias ilegais apreendidas em desmanches é vista pela Secretaria da Segurança como um golpe ao roubo de veículos no Estado. Resta ver se os órgãos policiais e judiciários terão agilidade para implementar a nova legislação. O roubo de carros é uma das modalidades de crime mais praticadas nas principais cidades do Rio Grande do Sul e faz da capital dos gaúchos a recordista em ocorrências desse tipo, o que gera apreensão permanente, ameaça constante à vida das pessoas e prejuízos financeiros consideráveis.
Leis, por si só, não constituem garantia alguma de que os proprietários de veículos passarão a correr menos riscos. Tanto a legislação federal quanto a estadual, hoje em vigor, já se encarregaram de colocar na ilegalidade um comércio criminoso, mantido à custa de verdadeiras gangues de assaltantes, que saem diariamente às ruas em busca de veículos destinados a abastecer o comércio clandestino nessa área. A autorização para que autopeças vendidas ilegalmente sejam destruídas de imediato significa finalmente um alento no combate ao roubo de veículos.
Se o que faltava para as autoridades de segurança pública atuarem com mais eficiência na defesa dos proprietários de veículos era maior rigor legal, agora não há mais desculpa. As autoridades policiais, portanto, têm o dever de recorrer mais a saídas como o uso da inteligência para impor o maior rigor da lei contra desmanches camuflados e contra ladrões de carros que se mostram cada vez mais ousados.
Os gaúchos precisam recuperar a liberdade de sair às ruas sem a ameaça de tantos riscos à sua integridade física e ao seu patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário