sexta-feira, 17 de outubro de 2014

" Por Uma Causa "

Artigo Zero hora


GABRIELA CARDOZO FERREIRA
Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS


_ Eu estou aqui por tua causa!
Com esta frase, um aluno de graduação de 6º semestre respondeu ao meu questionamento. De onde a gente se conhece? São tantos jovens _ ainda bem _ que transitam no nosso ambiente de inovação, o Tecnopuc, que é difícil lembrar de todos.

 Sabia que conhecia aquele garoto, mas naquele momento não sabia exatamente quem era. Estávamos na Incubadora Raiar da PUCRS, em mais um “Café do Pé Direito”, que ocorre todos os meses para integrar empreendedores, gestores e convidados desse vibrante ecossistema de inovação.

 E, ao chegar, encontrei o Flávio, que me impactou pela assertividade da frase e também por revelar um quê de decepção na sua forma de falar: ele tinha se transformado em empresário a partir de uma conversa comigo e eu não lembrava? 

Pois é, eu realmente não lembrei, até que alguém, dizendo quem ele era, me salvou da situação. Saí daquele encontro devendo uma resposta, e por vários dias a frase voltou à minha cabeça: eu estou aqui por tua causa!

Mas agora eu tenho a resposta. Flávio, tu estás em uma incubadora de empresas por tua causa. Por tuas ideias, por teu esforço e de teus colegas, pela vontade que tens de fazer algo útil, de resolver problemas, de aplicar conhecimento, de seres, enfim, vetor do desenvolvimento do entorno onde vives.

 O que nós, universidade, assim como o governo e as empresas devemos fazer? Inicialmente, agradecer o fato de existirem muitos Flávios por aí, e alguns deles serem nossos alunos. A partir disso temos que trabalhar para oferecer oportunidades, criar canais, mecanismos e estruturas que viabilizem o caminho desses jovens na direção da concretização de suas ideias e inovações por meio do empreendedorismo. Porque é isso o que vai gerar trabalho e renda em um mundo que não tem mais emprego para todos. É isso o que vai garantir o desenvolvimento econômico de uma região e de um país. 

É isso, em suma, o que vai nos dar esperança de dias melhores e de um futuro que valha a pena esperar. E essa é, sem dúvida, uma excelente causa pela qual todos deveríamos nos unir. Nós por aqui estamos apenas fazendo a nossa parte, Flávio. Nós é que estamos aqui por tua causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário