quinta-feira, 16 de outubro de 2014

" Maratona de Visibilidade "

Editorial Zero Hora


Com espírito democrático e consciência de seus papéis, os dois candidatos ao governo do Rio Grande do Sul iniciaram nesta semana uma verdadeira maratona de entrevistas, debates e protagonismo publicitário voltada para o segundo turno da eleição. Tarso Genro, na última segunda-feira, e José Ivo Sartori, ontem, demonstraram conhecimento, transparência e bom humor no chamado Dia do Candidato na RBS, submetendo-se a uma série de questionamentos a jornalistas nos principais espaços dos veículos do Grupo.
Ao oferecer aos seus públicos mais essa oportunidade de conhecer em profundidade as ideias e os projetos dos pretendentes ao governo do Estado, o Grupo RBS acredita estar cumprindo o seu papel de intermediário e intérprete deste momento de cidadania. Uma das atribuições da imprensa num regime democrático é exatamente a mediação do debate público, observados os critérios republicanos do equilíbrio, da neutralidade e do atendimento das demandas do público.
É tranquilizador constatar que os candidatos e suas assessorias entenderam esta proposta, submetendo-se a regras e horários com postura profissional e democrática. Perceberam que esta maratona de visibilidade não é só uma estratégia dos veículos de comunicação, mas principalmente uma contribuição valiosa para que os eleitores formem suas convicções com vistas ao pleito do próximo dia 26.

Não é fácil compatibilizar tantos interesses, mas todos ganham quando o diálogo prevalece. Neste sentido, cabe reconhecer a procedência da reivindicação dos partidos políticos para que o número de debates do segundo turno, que poderia chegar a duas dezenas, fosse reduzido para os sete acordados. O formato do duelo de ideias, propostas e questionamentos é apropriado, mas não pode chegar ao ponto da saturação, em que os debatedores começam a se repetir tanto nas provocações quanto nas respostas.

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