sexta-feira, 24 de outubro de 2014

" Preconceito : Rejeição de si mesmo ???? "

Artigo Zero Hora

IVAN PINTO
Psicólogo


Dizia Antoine de Saint-Exupéry em sua obra O Pequeno Príncipe: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

 As crianças são, de fato, as que conseguem expressar toda a sua verdade com o coração. As crianças sorriem para qualquer pessoa na rua e até mandam beijo. Não escolhem os brinquedos pela cor azul ou rosa ou pelo gênero de menino ou de menina, elas querem se divertir e isso basta.

Os adultos criaram tantos padrões desmedidos de educação, que impõem medo e insegurança e aos poucos a identidade inocente da criança vai classificando toda sua visão de mundo de forma bivalente: bem e mal, feio e bonito. E, nesse momento, surgem os preconceitos.
 As escolhas baseadas nos olhos viciados pelo mundo e no julgamento e não mais no coração.

O diferente assusta, desorganiza em nós a velha ideia do certo e do errado. Tentamos enquadrar tudo o que percebemos no mundo em um determinado modelo e discriminamos o que não se adequar a isso. Os idosos, as minorias étnicas, os deficientes físicos e mentais. 

Pessoas que sofrem de certas doenças passam por isso. Um câncer de mama, por exemplo, pode desencadear a perda dos cabelos durante o tratamento e isso motivar olhares de estranhamento.

O preconceito com doenças, associado ao medo de tê-las, dificulta a busca pela prevenção e nos coloca em lugar ainda mais vulnerável.

 Mas o que é que vemos de nós mesmos nas doenças? O que é que percebemos de nós mesmos nas diferenças? O homossexual desperta em nós a insegurança em relação a própria condição? 

O idoso nos faz “lembrar” que um dia vamos envelhecer? Será que o preconceito é um medo de si mesmo? O bullying na escola é coisa de criança ou a reprodução de um  comportamento preconceituoso da própria sociedade?

Independentemente do que motivar o preconceito, ele é sempre uma rejeição da própria sombra e um descuido com as próprias fraquezas: eu não suporto ver no outro os próprios medos e dificuldades. 

Não suporto me “desorganizar” perante a diversidade que expressa que minha verdade não é assim tão verdadeira e que o que sou pode não ser tão certo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário