quarta-feira, 15 de outubro de 2014

" A Arte de Encantar "

Artigo| Zero Hora

MARCELI GAMBATTO
Estudante do Colégio Marista Graças _ Viamão, 14 anos
 " ... quero agradecer a todos os professores que,encantados com o seu ofício e vocação nos encantam " 

Há pessoas que nascem com certo encantamento, com uma visão de mundo especial, e assim fazem com que as vejamos de forma especial também. As pessoas em que mais vejo a presença de encanto são os professores, como algo que os faz seguir em frente e não desistir diante das adversidades que encontram.
Encanto que percebo nos pequenos gestos diários, nas falas e conversas para a vida _ mais valiosos que qualquer conhecimento específico. Vem de tudo que aprendemos, das lembranças que futuramente teremos deles e da construção desse futuro. Encanto que transparece em sua forma de olhar e na transformação conjunta dos olhares em relação ao que é visto.
São pessoas que escolheram dedicar seu tempo e, de certa forma, sua vida para formar pessoas, para educar e sensibilizar; para mostrar que o conhecimento pode e deve ser útil _ que não devemos estudar só pela nota, porque ela não representa o que de fato somos e aprendemos; que precisamos fazer nossa vida ter sentido e não deixá-la passar em branco. Com eles, aprendemos como é importante criar laços, entre nós _ colegas e/ou amigos _ e com eles também.
Para mostrar-nos que nossa utopia não é tão irreal como pensávamos e que a loucura e a lucidez andam juntas, camufladas e perdidas dentro de seus próprios significados; que “felicidade é só questão de ser”, como na música do Jeneci, de todos os meus dias e aprendizados. Cora Coralina já dizia: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, embora haja tantas dificuldades durante a caminhada que enfrentam todos os dias.
E, no mundo em que somos símbolo, vastidão e travessia _ conceito e vivência aprendida e presenciada em aulas da vida e para a vida _, sabemos o quão importante é ter pessoas que nos fazem ver o mundo dessa forma, como algo grande e bonito; que nos emprestam suas asas e fazem com que aprendamos a usá-las. No dia deles _ professores _ quero agradecer (e parabenizar, é claro) pelos ensinamentos, pela abertura de caminhos que apontam novos horizontes. Quero agradecer, enfim, a todos os professores que, encantados com o seu ofício e vocação, nos encantam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário