sábado, 16 de março de 2013

" O Olhar Preguiçoso "




Má postura diante do computador inibe o bom desenvolvimento da visão das crianças

 


O uso incorreto de computador, videogame e outros gadgets está comprometendo o desenvolvimento da visão das crianças. É o que sugere um levantamento feito pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto a partir dos prontuários de 835 crianças, com idade entre seis e 14 anos, atendidas nos últimos 24 meses pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas.

Do grupo analisado, 8%, ou 67 crianças, foram diagnosticadas com ambliopia, ou olho preguiçoso. A má postura em frente ao computador dobrou a incidência de olho preguiçoso no grupo, comparada com o índice nacional de 4%.

Segundo Queiroz Neto, o compartilhamento do computador com os pais é uma causa frequente do problema. Ele observa que a posição da tela ajustada para adultos incentiva a criança ficar com a cabeça torta em frente ao monitor. Com isso, cada olho recebe uma diferente quantidade de estímulo visual. Resultado: as crianças diagnosticadas com olho preguiçoso se queixavam de dor de cabeça, tiveram queda no rendimento escolar e passaram a evitar atividades esportivas.

O especialista explica que o olho humano se desenvolve até a idade de oito anos e precisa receber o mesmo estímulo neste período. O tratamento consiste na oclusão do olho de melhor visão para estimular o desenvolvimento do outro. Se não for feito até a idade de oito anos, o problema se torna irreparável e pode levar à cegueira funcional do olho mais fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário