domingo, 26 de julho de 2015

" Executivo da OAS " *** Vai citar Lula em delação, diz Revista Veja !

Operação Lava-Jato

Segundo fonte não revelada, Pinheiro pretenderia se valer da lei para reduzir drasticamente sua pena

Executivo da OAS vai citar Lula em delação, diz revista Miguel Schincariol/AFP
São citadas na reportagem diversas viagens de Lula à África e América Latina em aviões de diversas empreiteiras, entre elas a OASFoto: Miguel Schincariol / AFP
Em troca de benefícios legais, o executivo da empreiteira OAS Léo Pinheiro deve citar o ex-presidente Lula em depoimento ao Ministério Público Federal. As informações foram publicadas pela revista Veja. Defesa de Pinheiro nega que haja qualquer tipo de negociação com o MPF.
Segundo fonte não revelada, Pinheiro pretenderia se valer da lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a delação premiada, para reduzir drasticamente sua pena em troca de informações sobre a participação do petista no esquema e teria autorizado seus advogados a negociar um acordo com o MPF. Por meio do mecanismo das delações premiadas de donos e altos executivos de empreiteiras, os procuradores já obtiveram indícios que podem levar à condenação de vários políticos do país.

Com medo de voltar à cadeia, depois de passar seis meses preso em Curitiba, Pinheiro teria prometido passar aos procuradores a lista de despesas da família de Lula custeadas pela OAS e garantido ter conhecimento direto de como Fábio Luís da Silva, o Lulinha, fez fortuna atuando na órbita de influência da construtora.
— Depois que o Léo falar, não tem como não prender o Lula Ou se prende o Lula, ou se desmoraliza a Lava-Jato — diz um interlocutor de Léo Pinheiro.
Entre as doações da OAS à família de Lula estaria uma cobertura triplex no Guarujá. A construtora teria assumido — a pedido de Lula — obras em imóveis que eram de responsabilidade de uma cooperativa de bancários de São Paulo presidida por João Vaccari Neto, que mais tarde viria a se tornar tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).

A OAS teria ainda ajudado financeiramente Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo demitida após ser descoberta pela Polícia Federal traficando influência no governo. Não são citados, porém, quais as evidências que o executivo teria para provar a veracidade das informações e garantir a diminuição da pena.
Teria sido durante período de maior proximidade entre executivos da OAS e Lula que Léo Pinheiro teria cunhado o codinome "Brahma" para se referir ao ex-presidente. São citadas na reportagem diversas viagens de Lula à África e América Latina em aviões de diversas empreiteiras, entre elas a OAS.

— Um voo para qual quer país da América Latina e do Caribe dura pelo menos seis horas. Dá para imaginar as confissões que Léo Pinheiro ouviu durante todo este tempo ao lado de Lula — diz uma pessoa próxima ao empresário.
Segundo a fonte, Léo Pinheiro já pensa na possibilidade de se tornar um delator da Operação Lava-Jato desde abril passado quando recebeu de um carcereiro a sugestão de "passar a dormir de olhos abertos." Conselho ou ameaça, a a frase teria contribuído para a tomada de decisão.
Em nota, a defesa de Pinheiro afirma que a reportagem de Veja não correponde à verdade.
"Sobre a reportagem da Veja deste final de semana, José Adelmário Pinheiro e seus defensores têm a dizer, respeitosamente, que ela não corresponde à verdade. Não há nenhuma conversa com o MPF sobre delação premiada, tampouco intenção nesse sentido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário