sexta-feira, 24 de julho de 2015

" Realidade e Transparência "

Editorial Zero Hora

editorial24
Por mais que o governo tenha procurado reduzir o impacto no mercado financeiro e entre os investidores, a profunda revisão da meta fiscal anunciada agora indica o reconhecimento de uma piora nas contas públicas e das dificuldades encontradas pela equipe econômica para tirar a economia de uma situação aflitiva. O Planalto se preocupou em reforçar o contingenciamento de recursos, tentando afastar a ideia de afrouxamento no rigor fiscal e evitando dar margem à aprovação de medidas perdulárias por parte do Congresso. Ainda assim, o anúncio preocupa por deixar evidente que os efeitos do ajuste, previstos para dois anos, irão se estender por mais tempo. Essa perspectiva desafia o governo a se mostrar hábil o suficiente para manter a economia em movimento, evitando consequências ainda mais drásticas.
Além da redução da reserva para pagar os credores neste ano, a Fazenda admite a possibilidade de déficit em 2015. E rebaixou os objetivos para 2016 e 2017. Entre outros riscos, a redução da meta fiscal deixa o país mais próximo de ter sua nota de crédito reduzida pelas agências internacionais, o que sempre amplia as incertezas. Ainda assim, a alternativa anunciada tem o mérito de trabalhar com opções mais realistas, o que evita os prejuízos provocados por constantes idas e vindas na política fiscal.
Só com transparência e responsabilidade, com ênfase numa gestão de mais qualidade, o governo poderá resgatar a confiança nos números oficiais. Infelizmente, a realidade brasileira é esta: estagnação econômica, menos negócios e menos arrecadação. Então, enquanto a economia não reagir, o governo precisa demonstrar maturidade, trabalhando com metas que possam efetivamente ser cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário