Café da Morte vira moda em Londres
Habitués querem naturalizar
relação
com o fim da
vida
“Aumentar a consciência da morte a fim de
ajudar as pessoas a aproveitarem ao máximo suas vidas (finitas)”.
É assim que Jon Underwood define o objetivo do
Café da Morte (Death Cafe) – reunião que ele começou a organizar em diferentes
cafés londrinos, para discutir qualquer tipo de assunto relacionado à
mortalidade humana e, claro, beber chá.
Inspirado nos “cafés mortais” (café mortel) do
sociólogo suíço Bernard Crettaz, os eventos reúnem pessoas interessadas em um
ambiente onde a morte seja tratada com naturalidade. O tema é abordado de
diferentes maneiras: discute-se do processo de aceitação da finitude da vida a
enterros e cremações, passando por discussões calorosas sobre a “sanitização da
morte” promovida pelas agências funerárias.
Desde o primeiro café organizado por Underwood,
em setembro de 2011, mais de 130 já foram realizados. Por meio do website deathcafe.com, ele passou a
estimular pessoas de todo o mundo a organizarem seus próprios encontros. Como
resultado, o movimento já inspirou o primeiro evento do tipo nos EUA e acaba de
ganhar uma edição segmentada para o público GLBT.
“Quando as pessoas falam sobre a morte, todos
os seus pretextos desaparecem. Você vê toda a sua autenticidade e honestidade,
mesmo entre estranhos”, declarou Underwood ao jornal inglês The Independent,
em matéria publicada em 28 de agosto,2012.
--------------
Fonte:
http://revistacult.uol.com.br/home/2012/09/cafe-da-morte-vira-moda-em-londres/
Nenhum comentário:
Postar um comentário