Entrevista
Luc Ferry em seu escritório em Paris (Bassignac Gilles/Gamma)
Para o filósofo francês, todas as grandes filosofias tentaram fazer com que os homens vencessem seus medos. Hoje, a ecologia se baseia na proliferação do medo
Branca
Nunes
Todas as filosofias, assim como as religiões, querem a
mesma coisa: salvar os homens do medo que os impede de viver bem. Só que as
grandes filosofias são as doutrinas da salvação sem Deus e sem a
fé.
A popularidade do filósofo francês Luc Ferry,
60 anos, também é alicerçada na originalidade de suas frases de efeito. Por
exemplo: “A felicidade não existe, o que existe é a serenidade”. Ou: “Todas as
grandes filosofias e religiões tentaram fazer com que os homens vencessem seus
medos. Hoje, a ecologia política se baseia na proliferação do medo”. Lançada em
2006, Aprender a viver, sua obra de maior sucesso, vendeu mais de
700.000 exemplares em dezenas de idiomas. Entre seus últimos livros estão
Famílias, amo vocês e A tentação do cristianismo. Ministro da
Educação da França de 2002 a 2004, foi o idealizador da lei que proibiu o uso de
véu por estudantes muçulmanas nas escolas públicas francesas. Alto, cabelos
negros e ondulados, Ferry expôs, entre uma tragada e outra, um pouco da teoria
que mistura filosofia, psicanálise e irresistíveis pitadas de autoajuda.
Qual é o maior obstáculo à felicidade? A felicidade não existe. Temos momentos de alegria, mas não existe um estado permanente de satisfação. Separações, a morte de pessoas queridas, doenças e acidentes são inevitáveis. É por isso que a busca pela felicidade plena não faz sentido. O que podemos almejar é a serenidade, algo completamente diferente. Só se atinge a serenidade vencendo o medo. É o medo que nos torna egoístas e nos paralisa, que nos impede de sorrir e de pensar de forma inteligente, com liberdade. Os filósofos gregos costumavam dizer que o sábio é aquele que consegue vencer o medo.
O medo da morte é o maior obstáculo
para o homem? Existem basicamente três grandes medos.
O primeiro é a timidez. Ele aparece, por
exemplo, quando somos apresentados a alguém muito importante, ou quando
precisamos falar em público. É a pressão da sociedade.
O segundo medo são as fobias. Medo do escuro,
de insetos, de ficar preso num elevador.
O terceiro é o medo da morte. Tememos mais a
morte de pessoas que amamos do que a nossa própria morte. Não me refiro apenas à
morte biológica, mas a tudo o que é irreversível. O corvo do poema homônimo de
Edgar Alan Poe exemplifica isso perfeitamente. Repete a todo momento, como um
papagaio, a expressão “nunca mais”. Essa é a morte dentro da vida. Para uma
criança, pode ser o divórcio dos pais, já que nunca mais os verá juntos. O nunca
mais, a irreversibilidade da vida, nos dá a experiência da morte. A grande
questão da serenidade, e não da felicidade, é como vencer esse medo. Toda a
filosofia, desde Homero e Platão até Schopenhauer e Nietzsche está baseada na
doutrina da serenidade.
Além das fobias conhecidas, existem as
modernas? Vivemos a sociedade do medo. Aos três grandes medos que eu
falei, adiciona-se outro, tipicamente ocidental: o medo que se desenvolveu com a
ecologia politica. Medo do eleito estufa, do buraco na camada de ozônio, do
aquecimento global, de micróbios, da poluição, do fim dos recursos naturais. A
cada ano, um novo medo se adiciona a todos os outros: medo da carne vermelha, da
gripe aviária, da aids, do sexo, do tabaco, da velocidade dos carros. Os grandes
ecologistas e os filmes que tratam do tema têm como objetivo principal trazer o
medo. No livro O princípio da responsabilidade, do filósofo alemão Hans
Jonas, há um capítulo chamado Heurística do medo. Nele, o medo é descrito como
uma paixão positiva e útil. Em toda a história da filosofia ocidental, o medo é
o inimigo, é algo infantil, que faz mal. A ecologia inverte essa tradição
filosófica ao sustentar que o medo é o começo de uma nova sabedoria e que,
graças ao medo, os seres humanos vão tomar consciência dos perigos que existem
no planeta. O medo não é mais visto como algo infantilizado, mas como o primeiro
passo no caminho da sabedoria. É o que os ecologistas chamam de princípio da
precaução. Isso não quer dizer que os ecologistas estejam errados. Há um
componente de verdade no que dizem, mas há também muita mentira. Não aceito a
ideia de um movimento político que se baseie exclusivamente no medo.
Qual a diferença entre a angústia vista
pela psicanálise e pela filosofia? A filosofia e a psicanálise lidam
com angústias distintas. A psicanálise luta contra a angústia patológica, o
conflito entre o desejo e a moral, uma tentativa de reconciliar o indivíduo
consigo próprio. No entanto, mesmo se atingíssemos uma perfeita saúde mental,
depois de 20 anos de análise bem sucedida, restaria a angústia metafísica. Aí
começa a filosofia, que ensina a alcançar a sabedoria no sentido da serenidade,
não da felicidade.
O que há na filosofia que a religião
não tem? Tanto a grande religião quanto a grande filosofia pretendem
fazer com que as pessoas deixem de ter medo. Essencialmente, o que a religião
diz é que, se alguém tem fé, se acredita em Deus, não precisa ter medo. Não
precisa, por exemplo, temer a morte. As religiões são a doutrina da salvação
pela fé. Todas as filosofias querem a mesma coisa: salvar os homens do medo que
os impede de viver bem. Só que as grandes filosofias são as doutrinas da
salvação sem Deus e sem a fé.
"O sábio não se importa com as convenções artificiais
dessas “boas pessoas”. Ele desvia o olhar para concentrar-se na natureza, no
cosmos. Vive em harmonia com a ordem natural, com ele próprio e com o
mundo."
Com a disseminação do medo, ficou mais
difícil superá-lo? A primeira grande resposta a essa pergunta nasce na
Odisséia, de Homero. O poema conta como Ulisses vencerá os maiores
medos da existência humana: o medo do passado e do futuro. Ulisses, que vive em
Ítaca, uma cidade grega, com sua mulher Penélope, precisa partir para a Guerra
de Tróia. Fica 20 anos longe de casa, imerso no caos da guerra. A história
mostra como Ulisses vai do caos à harmonia, da guerra à paz, do ódio ao amor de
Penélope. Durante 20 anos ele se agarra ao passado, ou ao futuro, à nostalgia de
Ítaca, ou à esperança de voltar a Ítaca. Quando retorna à terra natal depois de
tanto tempo, pode, enfim, viver no presente. Os filósofos gregos diziam que o
sábio é aquele que consegue pensar menos no passado e ter menos esperança. Se eu
me separar, se mudar de casa, se trocar de emprego. O passado já aconteceu. O
futuro é uma ilusão.
Por que o título do seu livro é
Aprender a viver? Houve uma mudança no ensino da filosofia,
uma guinada da prática para o discurso decorrente da vitória do cristianismo
sobre o mundo ocidental. A partir da Idade Média a religião assume um papel mais
importante que a filosofia. Ela detém o monopólio do que é a vida beata, do que
é a salvação, e proíbe a filosofia de cuidar dessa questão. É aí que a filosofia
se torna apenas um discurso, uma análise de conceitos e não mais uma prática que
tem por objetivo ensinar a viver. Escolhi o título Aprender a viver
para difundir a ideia de que a filosofia não é apenas um discurso, mas um
aprendizado da vida. Resumidamente, a filosofia é uma concorrente da religião e
da psicanálise.
O ensino da filosofia deveria ser
obrigatório nas escolas? Tudo depende da forma como ensinamos.
Infelizmente, a maior parte do tempo, ao menos na França, reduzimos a filosofia
a um tipo de instrução civil. Apresentamos aos alunos questões sem respostas
possíveis: “O que é o belo?”, “o que é o bem?”, “o que é o tempo?”. Isso não tem
nada a ver com a filosofia. É uma imbecilidade, uma estupidez. É melhor não
ensinar filosofia do que ensinar dessa forma. Se um dia quisermos que as
crianças pensem por si próprias, precisamos ensinar a história de grandes visões
do mundo. Contar, por exemplo, que na filosofia existem cinco grandes respostas
para a pergunta “o que é a vida boa”: a grega, a cristã, a do humanismo moderno,
a de pensadores como Nietzsche e a contemporânea. Isso é apaixonante. A
filosofia não consiste em tentar construir um argumento para responder a uma
questão absurda. A filosofia é aprender a viver.
Como se ensinava filosofia nas grandes
escolas gregas? Ao contrário do que ocorre nas nossas, nas escolas
gregas não havia discursos, mas exercícios de aprendizado da sabedoria. Um
exemplo: na escola estóica, no século IV A.C., Zenão de Cítio, o primeiro
estóico, pedia a seus alunos que pegassem um peixe morto na feira e o amarrassem
em uma coleira para levá-lo para passear como se fosse um cachorro. Quando
passavam, quase todos olhavam e zombavam. O que pretendiam? Que os alunos não
temessem o que os outros diziam. O sábio não é apenas aquele que vence o medo do
olhar alheio, do que os outros pensam. O sábio não se importa com as convenções
artificiais dessas “boas pessoas”. Ele desvia o olhar para concentrar-se na
natureza, no cosmos. Vive em harmonia com a ordem natural, com ele próprio e com
o mundo.
Como ministro da Educação, o senhor
provocou controvérsia ao banir o uso de véu pelas estudantes muçulmanas e do
solidéu pelos judeus nas escolas públicas. O que o senhor pensa hoje dessa
polêmica? Na França, a polêmica não foi tão grande quanto nos outros
países que não entenderam a nossa posição. Temos a maior comunidade judaica do
mundo, depois de Israel e Nova York, assim como temos a maior comunidade
muçulmana da Europa. Depois da segunda intifada (2000), que aguçou o conflito
entre israelenses e palestinos, houve um aumento enorme de atos violentos dentro
das escolas. As crianças muçulmanas se sentiam palestinas, embora fossem
francesas. E os judeus retrucavam como sendo israelenses. Mesmo sendo, antes de
tudo, franceses. Limitei-me a dizer que, no ensino fundamental, até os 16 anos,
todos os sinais religiosos estavam proibidos. Mão só o véu islâmico, mas o quipá
e a cruz. A decisão se limitou às crianças, não atingiu as ruas, os adultos. O
professor não precisa saber qual é a religião dos alunos, se são judeus,
católicos ou muçulmanos. Ao mesmo tempo, temos que lutar pela libertação das
nossas mulheres e proteger nossas crianças. O islamismo radical é o nazismo dos
nossos dias.
Por que os maiores filósofos do mundo
são gregos e alemães? Tanto no caso grego, quanto no alemão, o grande
motivo é a proximidade entre religião e filosofia. A filosofia sempre foi a
secularização e a laicização de uma religião já existente. A filosofia grega,
por exemplo, é uma versão secular e laica da mitologia grega. Da mesma forma,
toda a filosofia alemã é uma apresentação racional da teologia protestante de
Lutero. Ao afirmar “eu não quero ler a bíblia com a tradução latina”, “eu
desconfio daqueles que estão no Vaticano”, Lutero resumiu o grande gesto do
protestantismo: a busca pela verdade absoluta. Esse gesto abarca toda a
filosofia alemã. Antes da filosofia, os dois povos viveram momentos muito
importantes na religião. Você não tem isso nos Estados Unidos, nem na França. Ao
contrário do que pensam os franceses, Descartes não é um bom filósofo.
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