sábado, 6 de abril de 2013

" Quem tem medo das alturas ? por T.L.Carvalho

 





Todos nós temos vários medos, e ter medo é saudável, serve de aviso, de alerta. Mas certas pessoas são talhadas para esportes radicais, para enfrentar o desconhecido. Superação é a meta. Mas que loucuuura!

E pensando em alturas, veio à minha mente alguns medos que justificam uma certa paralisação motora. Uma perplexidade, um assombro, uma taquicardia, uma fobia diante das alturas.

No caso do avião... putz, recordo que minha primeira viagem foi decepcionante; só fui comer do outro lado do Atlântico; atravessei o oceano enjoada e calada, só mexendo com os olhos. Romântico o fato de me imaginar sobre as nuvens e com o Atlântico aos meus pés... Um perfeito poema concreto. Fiquei paralisada: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Não sei como pude.

Lembro da hora em que a aeromoça mostrou - com muito charme -, a porta de emergência, o salva-vidas e várias recomendações para salvamento. E um raio de saquinho na minha frente para caso de enjoo... E pensei: caracas, o que eu vim fazer aqui? Que forças ocultas manipularam meu consciente? É apavorante chegar à conclusão de que estamos nas mãos de poucas pessoas e, se estas falharem, se o comandante, se o computador, se a torre, se trovoadas, se um raio... Que Deus me receba em seus braços!


Lá embaixo o mar! O mar... ah, tão lindo o mar! Quantos poemas inspiram... Mas tenho fobia a mar; não sei o que pode andar sob meus pés ou ao meu redor. Só sei que aquela imensidão que cruza a linha do infinito, e que nunca acaba, me deixa em pânico, um tanto transtornada, insegura. Jamais cruzaria oceanos em transatlânticos. Sou arisca à água, à lugares que não tenho domínio. E eu lá nas alturas pensava, sofria... Mas nada contra o lindo mar que inspira os poetas... Maravilha, mas to noutra.


Outros medos que mexem muito conosco, são coisas dependuradas nas alturas. Dê uma olhadela aí na foto e pense. Isso é pra doido. É uma sensação horrorosa de impotência, de conscientização de que não somos nada, apenas um grão, dos mais minúsculos. E chegando a tal conclusão, isso mexe com toda a estrutura psíquica de gente que tem algum problema com altura.

Essa rocha é uma das atrações da China, com 1400 metros de altura e que desafia os bem- aventurados a atravessarem 60 metros de passarela de vidro, calçando pantufas - para não deixar marcas. Chegam lá no topo através de um teleférico cujo percurso é de 2.400 metros. Dá pra imaginar? Olhem bem...

Passarela em construção...

China


China


Noruega



Se beber, não dirija...


Boa viagem! Eu vou ficando por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário