sábado, 4 de julho de 2015

" Porto Alegre Repete Videogame Violento "

Artigo Zero Hora


VOLTAIRE SANTOS
Jornalista da Rádio Gaúcha
voltaire.santos@rdgaucha.com.br

Você que tem mais de 40 anos, pergunte ao seu filho como é o jogo de videogame GTA (Grand Theft Auto). Em menos de três frases, você vai descobrir que o game traduz exatamente o cenário em que vivemos no mês de junho aqui na Capital. O jogo é sucesso nos Estados Unidos e relata como criminosos dominam com facilidade uma grande cidade americana, espalhando medo com assaltos, tiroteios, sequestros e assassinatos.
Em uma das missões do jogo, os bandidos precisam, em plena luz do dia, ferir um policial dentro de uma viatura, roubar o carro dele e depois saírem atirando contra um coletivo lotado de passageiros. No dia 9 de junho, teve uma ação semelhante por aqui durante a manhã. Marginais balearam o sargento da BM Roberto da Rosa Benites na Rua Fabrício Pilar, e, depois, saíram atirando contra um ônibus da linha 525-Anita, lotado de estudantes.
Já, em outra fase do jogo, o chefe do FBI revela que está impossível sair de casa em função do crime que toma conta dos EUA e pede para que a população fique trancada nas suas residências. Por aqui, não foi nada diferente. No dia 22 de junho, o chefe da Polícia Civil do RS, delegado Guilherme Wondracek, revelou que evita sair durante a noite para não ter o carro roubado.
Em outro episódio do GTA, o personagem Carl Johnson diz que nenhum super-herói é capaz de parar a ação das quadrilhas em San Andreas. Aqui, no dia 6 de junho, o tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, sugeriu que os participantes de um grupo no WhatsApp chamassem o Batman para realizar a proteção na Redenção.
Em um dos últimos momentos do jogo na cidade de Liberty City, uma quadrilha invade um condomínio e assalta mais de 15 apartamentos. Aqui em Porto Alegre foi ainda pior. Doze homens armados entraram em um prédio no bairro Rio Branco e levaram tudo.
Atenção, governador: já que não podemos pedir mais brigadianos em função dos cortes, pelo menos manda este roteiro para os organizadores do GTA e avisa que, por aqui, a ficção virou realidade. Quem sabe ganhamos este título, já que a batalha contra o crime estamos perdendo todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário