quinta-feira, 7 de novembro de 2013

" A melhor resposta "



Questionada durante uma hora e seis minutos por profissionais do Grupo RBS ontem pela manhã, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff falou com franqueza, bom humor e segurança sobre assuntos tão diversos quanto a espionagem norte-americana, as manifestações populares no país e as brincadeiras com sua imagem feitas por atores de televisão e chargistas. Não deixou de responder nem mesmo a perguntas mais irreverentes sobre seus sentimentos e hábitos pessoais, incluindo-se aí a célebre escapada na carona de uma moto pelas ruas de Brasília.

Mas a melhor resposta, do ponto de vista do interesse nacional, talvez tenha sido a que deu para a questão da criminalidade, uma das grandes mazelas do país, que não se reduziu com a ascensão social e a retirada da miséria de expressiva camada da população, por meio dos programas de transferência de renda implementados nos últimos governos.

– A nossa arma para enfrentar esse problema é a educação – afirmou a presidente, acrescentando que agora, com os royalties do pré-sal, o país terá recursos para construir creches, pagar adequadamente os professores e qualificar o ensino. Dilma admite que a miséria gera o ambiente adequado para o aumento da criminalidade e garante que o governo tem como meta imediata o resgate de 600 mil brasileiros que nem sequer têm acesso ao Bolsa Família.

Mas reconhece, também, que alguns fatores da violência não são resolvidos apenas com o aumento de renda. Por isso, comprometeu-se, o governo vai investir fortemente em educação nos próximos meses, na construção das 6 mil creches prometidas na sua campanha eleitoral, no programa de alfabetização na idade certa e em escolas de tempo integral.

A presidente renovou o seu compromisso com o ensino formal, lembrando que o país precisa gastar recursos para garantir a formação dos seus cidadãos da creche à pós-graduação. “Temos que colocar dinheiro, primeiro, no professor, que ganha pouco e tem sua formação prejudicada.” Disse que só da área de Libra sairão recursos entre R$ 180 bilhões e R$ 220 bilhões para serem investidos em educação nos próximos 10 anos.

E que a ideia é investir esse dinheiro na qualificação efetiva do ensino, em creches que propiciem a base para o aprendizado e em escolas de tempo integral com conteúdos produtivos para os ensinos Fundamental e Médio. “Arte e esporte são importantes, mas queremos que as crianças e jovens aprendam português, matemática, ciências e uma língua estrangeira.”

A má colocação do Brasil nos testes internacionais comprova que a educação continua precisando de respostas. Mas o compromisso reafirmado pela presidente durante o Painel RBS Especial de ontem demonstra que, pelo menos, a mais alta autoridade da nação está sintonizada com esta prioridade nacional que se torna a cada dia mais urgente. O entusiasmo da presidente ao falar desse assunto permite acreditar que não se trata apenas de mais um discurso de boas intenções, prática comum entre candidatos a cargos públicos. Educação é a resposta certa para os entraves do desenvolvimento. Educação é a resposta certa para o problema da insegurança. Educação é a resposta certa para o desafio da construção de um país mais próspero e justo.
 
< ??????? e tem gente que acreditaaaa ???????

Nenhum comentário:

Postar um comentário