sábado, 9 de novembro de 2013

" Laranjada Doce " << Nílson Souza >>


Alice é uma maravilha de menina. Ela tem seis anos e costuma invadir, sem aviso prévio, o último recanto de sobriedade de uma redação de jornal, que é a sala onde se escondem os sisudos editorialistas. Quando isso ocorre, nos dias em que ela sai da escola e vem buscar a mãe no trabalho (é filha da editora de Educação, Ângela Ravazzolo), suspendemos nossas atividades para dar-lhe atenção – até mesmo porque não nos resta alternativa. Ela é alegre, espontânea e carinhosa. Chega distribuindo abraços e beijos e logo se instala na frente de um computador. A geração digital não precisa de convite para abrir as janelas da tecnologia.

Outro dia resolvi entrevistar Alice: – O que vais ser quando crescer?

– Estilista! – O que faz uma estilista?

– Roupas chiques.

– É isso que estás estudando?

– Não. Estudo matemática.

– E como é o nome da tua professora?

– Maristela.

– Como ela é?

– Bem legal, graças a Deus.

– Tu acreditas em Deus?

– Acredito! – E como ele é?

– Não sei. Sei que ele existe. – Tu rezas pra ele? – Rezo. Peço que minha mãe e meu pai sejam legais comigo. E eles são.

A lógica dos seis anos é incontestável. Antes de encerrar a entrevista, resolvei perguntar a Alice quando ela demonstraria para nós o que está aprendendo nas aulas de violino. Sua resposta veio com a espontaneidade fulminante que a caracteriza:

– Nunca!

Pois o dia de São Nunca chegou muito antes do que imaginávamos. Na última quarta-feira, movida sabe-se lá por que impulso, a pequenina apareceu na nossa sala com o estojo do seu instrumento na mão, pediu que eu fechasse a porta e deu um breve concerto. Executou Laranjada Doce, que é um acorde para iniciantes. Evidentemente, ficamos todos adocicados, como ocorre sempre depois de suas visitas. Foi aplaudida com entusiasmo.

Alice não sabe, mas a porta de nossa sala fica aberta porque sempre há a possibilidade de ela aparecer nos finais de tarde. E, embora não tenhamos coragem de confessar, também rezamos todas as noites.

Pedimos a Deus que ela continue sendo legal conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário