segunda-feira, 19 de agosto de 2013



Capturei ontem ao acaso, na galáxia de signos da internet, o singular resultado de uma pesquisa feita pelo Gallup. Esse grave instituto submeteu uma única pergunta a 400 mil americanos: o dinheiro compra a felicidade? Segundo os resultados, analisados por dois eminentes professores de Princeton, a resposta é sim, desde que você ganhe US$ 85 mil por ano, ou, traduzido em brasileiro, algo mais do que uns 190 mil reais, no instável câmbio em cartaz.

Me permito pôr a colher torta no assunto para concluir que US$ 85 mil não são suficientes para garantir a felicidade.

Mister é que, além das notas verdes, hoje tão anêmicas em relação ao euro, você seja agraciado com uma dose adequada de serenidade.

É preciso que seja abençoado com uma razoável porção de paz, bem posicionada entre você e a sua circunstância.

Não desaconselharia uma qualidade única: isso que até na Bíblia chamam de amor por você mesmo.

Não deixaria de lado o apreço aos amigos, aqueles com que você precisa contar nas horas sombrias, mas especialmente nos momentos alegres.

Não esqueceria de recomendar que você vivesse em estado de paixão por suas amadas passadas e presentes e, particularmente, por aquelas com quem ainda sonha em algum instante do futuro do condicional.

Não desdenharia uma sadia inclinação por sua profissão ou seu ofício, pois somos o que nos dá prazer de ser.

Amaria meus filhos e meus netos com essa devoção de que apenas a partilha é capaz.

Acalentaria meus sonhos, mesmo os impossíveis, com essa confiança que só a ousadia nos dá.

Colecionaria os acordes de todos os grandes músicos, as frases de todos os melhores escritores, os tons e as cores de todos os maiores pintores.

Reinauguraria, nos momentos quietos de cada noite deste inverno, ouvindo Bach, Beethoven, Brahms, os melhores segundos do pretérito mais que perfeito.

Viveria em uma casa que fosse o retrato sem retoque de todos os meus anseios, e ainda refletisse minha inteira fisionomia.

Viajaria por céus distantes, para que, libertos, meu coração e minha alma aceitassem o convite do desconhecido.

E a cada dia e a cada hora agradeceria a mim mesmo pelo simples ato de estar vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário